Anabolizantes causam impotência?

O uso de anabolizantes por longos períodos de tempo e em doses altas e inadequadas pode causar a impotência ou disfunção erétil, geralmente após a interrupção do seu uso. Isso pode ocorrer durante algum tempo ou de forma permanente, não havendo uma forma de prevenir esses efeitos com segurança.

Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos são hormônios derivados da testosterona, que é o principal hormônio sexual masculino. Sua ação estimula um aumento mais rápido da massa muscular. A presença do anabolizante no organismo bloqueia a produção dos hormônios hipofisários que estimulam a produção natural da testosterona pelos testículos, levando a alterações das funções sexuais.

O uso de anabolizantes, que deve ser acompanhado pelo médico, é indicado para pessoas com problemas musculares, metabólicos ou sexuais. O seu uso indiscriminado, comprado em academias e sem prescrição médica pode causar sérios distúrbios ao organismo.

Saiba mais em:

Varicocele causa infertilidade e impotência?

Antidepressivo pode causar impotência ou infertilidade?

Quais são as causas da impotência sexual?