Perguntar
Fechar

Quais são as causas da impotência sexual?

As causas da impotência sexual podem ser de origem psicológica como ansiedade ou estresse, ou orgânica, como doenças, cirurgias, tabagismo, depressão, abuso de álcool, uso de medicamentos, entre outras. Contudo, a maioria dos homens com disfunção erétil apresenta as duas componentes do problema (psicológica e orgânica).

Os principais fatores de risco relacionados com a impotência sexual são: diabetes, doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, arritmia cardíaca, aterosclerose, doenças coronárias), renais e neurológicas, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, doenças da próstata, depressão e idade.

Outras condições que podem levar à dificuldade de ereção incluem a doença de Peyronie (pênis curvado), alterações hormonais (queda do hormônio testosterona), hiperplasia benigna da próstata e tratamento do câncer de próstata.

Praticamente metade dos homens com diabetes e aproximadamente 40% dos que têm doenças cardiovasculares apresentam algum grau de disfunção erétil.

O diabetes, quando não controlado adequadamente, provoca um estreitamento dos vasos sanguíneos que diminui o fluxo sanguíneo e dificulta a ereção.

Quanto à idade, sabe-se que cerca de 50% dos homens com mais de 40 anos podem ter algum problema de ereção.

Já entre os jovens a principal causa de impotência sexual está relacionada com fatores psicológicos.

A impotência sexual é definida pela dificuldade em obter ou manter uma ereção adequada para ter uma relação sexual satisfatória. Porém, é importante lembrar que nem todos os homens que têm problemas de ereção de vez em quando sofrem de disfunção erétil.

No entanto, se o problema for recorrente, então é necessário procurar um médico urologista para fazer uma avaliação clínica e receber o tratamento adequado.

Saiba mais em:

Anabolizantes causam impotência?

Varicocele causa infertilidade e impotência?

Antidepressivo pode causar impotência ou infertilidade?