Perguntar
Fechar

Anel vaginal: 9 Dúvidas frequentes

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O anel vaginal é um tipo de anticoncepcional hormonal indicado para evitar a gravidez. Os anéis contêm hormônios sexuais femininos (etonogestrel e etinilestradiol) que são liberados lentamente no organismo, impedindo a ovulação.

O anel vaginal funciona de forma semelhante à pilula anticoncepcional, com a diferença de que a pílula deve ser tomada diariamente e o anel é usado durante 3 semanas consecutivas.

1) Como o anel vaginal deve ser usado?

A anel vaginal pode ser introduzido na vagina do 1º ao 5º dia da menstruação. O dispositivo é colocado no colo do útero, onde permanece durante 3 semanas seguidas.

Depois da 3ª semana, a mulher deve retirar o anel e fazer uma semana de pausa para que venha o período. No sétimo dia após a retirada do anel deve-se introduzir outro anel vaginal.

2) O anel vaginal é seguro e eficaz?

Os anéis vaginais são bastante seguros e tão eficazes como a pílula para evitar a gravidez, com uma eficácia próxima de 100% de usado corretamente.

3) Quais são as vantagens do anel vaginal?

A grande vantagem do anel vaginal é a mulher não ter que se lembrar de tomar o anticoncepcional todos os dias, é um método fácil de usar.

Além disso, tem as mesmas vantagens das pílulas contraceptivas como controle do ciclo menstrual e diminuição do fluxo menstrual e cólicas menstruais.

4) Durante a relação sexual o meu parceiro pode sentir o anel vaginal?

A grande maioria dos homens não sente a presença do anel. Porém, alguns parceiros podem sentir um pouco o anel vaginal durante o ato sexual, mas isso não interfere em nada em grande parte dos casos.

5) O anel vaginal pode sair durante o ato sexual?

É possível que o anel vaginal saia durante a relação, mas se isso acontecer é só passá-lo por água fria e colocá-lo novamente. O fato do anel sair por um momento não afeta a eficácia do contraceptivo, desde que a mulher não fique mais de 3 horas sem o anel.

6) O anel vaginal pode sair acidentalmente da vagina?

Se o anel não tiver sido bem colocado, ele pode sair durante a relação sexual ou se a mulher tiver prisão de ventre ou prolapso uterino. Se sair basta recolocá-lo na vagina. Lembre de se certificar que o anel está bem posicionado, caso ele esteja saindo empurre novamente mais para o fundo.

7) Existem algum risco do anel vaginal causar infecções?

Não, não existe risco aumentado de infecções por conta do uso do anel vaginal.

8) Tenho que tirar o anel vaginal para fazer exame ginecológico?

Não, não é necessário retirar o anel vaginal para ir ao ginecologista ou fazer exames como papanicolau.

9) Posso usar anel vaginal com absorvente interno?

Sim, não há qualquer impedimento em usar anel vaginal e absorvente interno ao mesmo tempo. Contudo, o anel deve ser colocado antes do absorvente e a mulher deve verificar se o anel não saiu na hora de tirar o absorvente interno.

Lembrando que sempre que o anel vaginal sair acidentalmente, basta lavá-lo em água fria ou morna e colocá-lo novamente. Desde que não fique mais de 3 horas fora da vagina, o contraceptivo continua eficaz para evitar a gravidez.

Para maiores esclarecimentos sobre o uso do anel vaginal, consulte um médico ginecologista ou médico de família.

Saiba mais em:

O anticoncepcional anel vaginal é seguro? Como deve ser utilizado?