Usualmente, calcula-se o tempo de gravidez em semanas. Contudo, para obter a idade gestacional em meses, basta dividir o valor por 4.
Para iniciar o cálculo, utilize como primeiro dia, o último dia da menstruação e marque-o num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
O cálculo do tempo de gravidez é feito a partir da data da última menstruação, já que é muito difícil de saber o dia exato que a mulher engravidou, ou seja, o dia que houve a fecundação (encontro do espermatozoide com o óvulo). Essa forma de calcular a idade gestacional é bastante fiável, desde que a mulher tenha ciclos regulares.
Mesmo sabendo o dia exato da relação, a concepção não ocorre necessariamente na mesma data, já que o espermatozoide pode permanecer vivo durante dias dentro do corpo da mulher.
A idade gestacional também pode ser descrita por trimestre, ou seja, subdividindo a gravidez de 3 em 3 meses, da seguinte forma:
Primeiro trimestre de gravidez
1 a 4 semanas de gestação: 1 mês
É no primeiro mês de gestação que é feita a 1ª consulta pré-natal, preferencialmente entre a 2ª e a 4ª semana de atraso menstrual. O embrião tem cerca de 5 mm. Também são feitos exames de sangue e urina. A partir da 4ª semana, é comum a gestante sentir sonolência.
5 a 9 semanas de gestação: 2 meses
A partir do 2º mês de gravidez, já é possível identificar a cabeça, os olhos e os membros
do feto, a partir do exame de ultrassonografia. Órgãos como rins, estômago e fígado já estão em funcionamento. Na 8ª semana, começam a se diferenciar os órgãos genitais.
10 a 13 semanas de gestação: 3 meses
Com 3 meses, o rosto do feto começa a ser formado, já possui olhos, orelhas e pálpebras, embora os olhos não se abram. As unhas já estão formadas e todos os órgãos internos estão praticamente desenvolvidos.
Segundo trimestre de gravidez
14 a 17 semanas de gestação: 4 meses
A partir do 4º mês de gravidez, os batimentos cardíacos do bebê já podem ser ouvidos no exame de ultrassom. É nessa fase da gestação que é feita a amniocentese, quando indicada. Entre o 4º e o 5º mês, a gestante normalmente já consegue sentir o bebê.
18 a 22 semanas de gestação: 5 meses
Com 5 meses, o bebê já utiliza com intensidade os músculos e a sua pele está mais grossa. Nessa fase da gravidez, a gestante pode ter aumento do apetite e deve controlar o peso.
23 a 26 semanas de gestação: 6 meses
No 6º mês de gravidez, o bebê já se movimenta bastante, dorme muito e já pode reconhecer as vozes do pai e da mãe.
Terceiro trimestre de gravidez
27 a 31 semanas de gestação: 7 meses
Passados 7 meses de gravidez, o bebê tem cerca de 1 quilo e meio e mede aproximadamente 28 centímetros. É possível que esteja de cabeça para baixo, posicionando-se para o parto.
Devido ao tamanho do útero, a gestante pode sentir azia e falta de ar.
32 a 35 semanas de gestação: 8 meses
No 8º mês de gravidez, o útero materno começa a ficar apertado para o bebê. As alterações naturais do organismo da mãe podem causar cansaço e dor nas costas.
36 a 40 semanas de gestação: 9 meses
Com 36 semanas, o bebê está encaixado. A partir da 37ª semana de gravidez, as consultas de pré-natal passam a ser semanais. Pode acontecer o início do trabalho de parto a qualquer momento.
Quanto tempo pode durar uma gravidez?
A gravidez pode durar até 41 semanas e 6 dias. Considera-se prematuro o bebê que nascer antes de completar as 37 semanas de gestação.
É possível saber o dia do parto?
Por norma, a data prevista do parto é aquela onde se completa 40 semanas, contadas a partir do 1º dia da última menstruação. O bebê pode nascer 2 semanas antes ou até 2 semanas depois desta data, sendo totalmente normal.
À medida que a gravidez avança e a data prevista para o parto se aproxima a gestante deve permanecer em alerta para os sinais de trabalho de parto como aumento da intensidade e frequência das contrações uterinas, a ruptura da bolsa ou saída do "tampão mucoso". Alguns sinais de alarme como sangramento ou o bebê deixar de se movimentar também são motivos para a gravida procurar o serviço de urgência mais próximo.
Saiba mais no link: Como é o tampão mucoso e quais os primeiros sintomas de parto?
Para maiores esclarecimentos sobre como calcular o tempo de gravidez, fale com o médico obstetra que está acompanhando a sua gravidez.