Depois de consumir bebida alcoólica, quanto tempo demora a baixar o Gama-GT?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Depois de consumir bebida alcoólica, a Gama-GT normalmente demora entre 15 e 20 dias para baixar aos níveis normais, podendo elevar-se novamente em pouco tempo se a pessoa voltar a ingerir álcool.

Recomenda-se ficar, pelo menos, 72 horas sem consumir bebidas alcoólicas antes de fazer o exame de Gama-GT.

A Gama-GT é uma enzima que está presente em vários tecidos e órgãos do corpo, entre eles rins, cérebro, pâncreas e, principalmente, fígado.

Devido à localização característica das células do fígado que produzem Gama-GT, a enzima aparece com níveis elevados em quase todas as desordens ligadas ao fígado e à bile, sendo por isso um dos exames mais sensíveis para diagnosticar tais condições, além de agressões hepáticas causadas por medicamentos e álcool.

Leia também: Quais os sintomas do Gama-GT alto?

Indivíduos que fazem uso crônico de bebida alcoólica têm um aumento de Gama-GT, embora apenas 30 a 50% dos alcoólicos apresentam esta enzima elevada. O elevado valor da enzima pode indicar uso de bebida alcoólica, mas não necessariamente doença hepática.

No alcoolismo crônico, os níveis de Gama-GT diminuem com a retirada do álcool e elevam-se com o retorno do consumo. Baseando-se nisso, a dosagem de Gama-GT juntamente com outras enzimas hepáticas pode ser usada em alguns centros de tratamento de alcoolismo para acompanhar a terapia.