Perguntar
Fechar

É normal ter câimbra durante a gravidez?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, é normal ter câimbra durante a gravidez, principalmente na panturrilha ("batata da perna"), parte posterior da coxa e planta dos pés. Eventualmente a câimbra também pode ocorrer na barriga devido ao espasmo da musculatura abdominal.

As câimbras nas grávidas são mais frequentes a partir do 4º mês de gestação, quando a musculatura da perna é mais exigida devido ao aumento de peso e inevitável reajuste do seu eixo de equilíbrio.

Esse aumento do esforço dos músculos, principalmente os da panturrilha, provocam uma fadiga muscular que favorece o aparecimento das câimbras.

Além disso, no último trimestre de gravidez, o feto necessita de grandes quantidades de cálcio para a formação dos seus ossos, utilizando mais cálcio da reserva da gestante para suprir essa necessidade do bebê, resultando na ocorrência das câimbras.

Veja também: O que fazer no caso de câimbra na gravidez?; Câimbra na panturrilha: o que pode ser e o que fazer?

Câimbra na barriga durante a gravidez é normal?

As câimbras também podem acometer os músculos abdominais e, neste caso, também são normais e podem acontecer, embora não sejam tão comuns.

No entanto, vale referir que, muitas vezes, as grávidas referem uma "câimbra na barriga" que na realidade não é uma câimbra propriamente dita, mas sim contrações uterinas (contrações de Braxton-Hicks) que começam a ser sentidas entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez.

Nesse caso, a mulher geralmente não sente dor, apenas algum desconforto. Essas contrações deixam a barriga dura por alguns instantes e têm uma duração de 30 a 60 segundos, podendo ocorrer várias vezes ao dia.

Porém, se as contrações uterinas durarem mais de 30 segundos e ocorrerem com uma frequência de 2 a 3 contrações a cada 10 minutos, significa que a mulher já pode ter entrado em trabalho de parto e deve se dirigir para a maternidade.

Leia mais sobre o assunto em: Quando é normal sentir contrações na gravidez?

Fale com o seu médico obstetra e peça maiores orientações sobre como prevenir as câimbras durante a gravidez. Muitas vezes os suplementos minerais são indicados e podem resolver boa parte do problema, mas só devem ser usados com prescrição médica.