Perguntar
Fechar

Epilepsia pode matar?

A epilepsia pode matar de forma direta ou indireta. Sabe-se que pacientes epiléticos têm cerca de 3 vezes mais chances de terem morte súbita. Além disso, pessoas que sofrem convulsão durante um ataque epilético podem morrer afogando-se na própria saliva, vômito ou até mesmo sangue. Um ataque epilético também pode aumentar o risco da pessoa se envolver em acidentes graves.

Quanto à morte súbita observada com maior frequência em pessoas com epilepsia, chamada Morte Súbita Inesperada em Epilepsia (SUDEP), parece estar relacionada com o coração.

A SUDEP ocorre com mais frequência em pessoas que têm as convulsões descontroladas. Nesses casos, o indivíduo normalmente é encontrado morto e a causa da morte não é revelada na autópsia.

Vale ressaltar o fato de que não existem evidências de que o paciente que teve uma Morte Súbita Inesperada em Epilepsia teve convulsões em algum momento antes de morrer. Portanto, não dá para saber se a pessoa faleceu durante um ataque epilético ou se a morte foi repentina.

Veja aqui o que fazer em caso de ataque epilético.

Isso pode acontecer porque os ataques convulsivos, algumas vezes, podem bloquear ou interferir em regiões do cérebro que controlam a respiração, os batimentos do coração e outras funções vitais. A morte pode ocorrer por dificuldade respiratória e falta de manutenção do ritmo dos batimentos cardíacos, levando à asfixia ou ataque cardíaco.

Apesar do risco aumentado de morte súbita e morte indireta causada pelas convulsões, a maioria dos pacientes que sofrem de epilepsia e fazem o tratamento corretamente levam uma vida normal, muitas vezes sem nenhuma limitação, já que os ataques estão controlados.

Saiba mais em: Epilepsia tem cura? Qual é o tratamento para epilepsia?

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais cedo o tratamento é iniciado e a pessoa pode voltar às suas atividades diárias normais.

O médico neurologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar a epilepsia.

Também podem lhe interessar:

Quais são os sintomas de epilepsia?

Quem tem epilepsia pode dirigir?

Quem tem epilepsia pode doar sangue?

Pessoa com epilepsia pode ter gravidez normal?