Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas de epilepsia?

Os sintomas da epilepsia podem variar conforme o tipo de crise. Nas crises de ausência, a pessoa fica ausente, como se estivesse "desligada" por alguns momentos, mas pode voltar ao que estava fazendo logo a seguir.

Nas crises parciais simples, ocorrem fenômenos sensitivos, motores e sensoriais, como movimentos involuntários de uma parte do corpo, distorção da percepção, medo repentino, sensação estranha no estômago, alterações na visão e audição, entre outras.

Os ataques epiléticos podem ter duração curta ou prolongada, podendo ocorrer com ou sem alteração da consciência. Quando a pessoa perde a consciência, a crise é denominada parcial complexa.

Após o ataque, enquanto a pessoa ainda está se recuperando, podem surgir ainda outros sintomas como confusão e falta de memória.

Nas crisestônico-clônicas, o primeiro sinal é a perda da consciência seguidade queda. A vítima cai e fica com o corpo rígido. Logo a seguir, as extremidades do corpo começam a tremer e a se contrair.

Saiba aqui o que fazer em caso de ataque epilético.

Ataques epiléticos que duram mais de 30 minutos e a pessoa fica inconsciente são perigosos, pois podem prejudicar funções cerebrais importantes para a manutenção da vida.

Saiba mais em: Epilepsia pode matar?

É muito importante procurar ajuda assim que se verifiquem os primeiros sintomas da epilepsia. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo o tratamento pode ser inciado, permitindo ao paciente ter uma vida muitas vezes normal.

Os medicamentos antiepilépticos costumam ser eficazes na maioria dos casos. Em alguns casos, o tratamento é cirúrgico.

Veja também: Epilepsia tem cura? Qual é o tratamento para epilepsia?

O médico neurologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da epilepsia.

Também podem lhe interessar:

O que fazer em caso de ataque epilético?

Quem tem epilepsia pode dirigir?

Quem tem epilepsia pode doar sangue?

Pessoa com epilepsia pode ter gravidez normal?