Estou com dente do siso inflamado e estou amamentando...

Estou com o dente do siso inflamado e preciso tomar amoxicilina ou cefalexina qual é melhor pois estou amamentando?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Todos os dois podem ser usados durante a amamentação.

Os dois últimos grandes estudos para determinação de segurança de medicamentos durante a amamentação, descrevem a Amoxacilina® e a Cefalexina® no mesmo grupo, de medicamentos de baixo risco para o recém-nato.

Ministério da Saúde

Segundo as normas publicadas pelo Ministério da Saúde no ano de 2010, a orientação geral quanto ao uso de antibióticos na amamentação, é que seja feito por curto período de tempo, visando reduzir os risco para o lactente. A principal preocupação é a alteração da flora intestinal do bebê, levando à diarreia e monilíase.

Especificamente sobre a Amoxacilina® e a Cefalexina®, ambos são antibióticos frequentemente utilizados na amamentação, por apresentar baixas concentrações da substância no leite materno, por isso raramente desenvolvem efeitos colaterais.

Com apenas uma ressalva, de no caso de reações alérgicas, como exantema, no uso de amoxacilina, informar e orientar a mãe de que a criança tem alergia a esse antibiótico, portanto não deve fazer uso futuramente.

"Medications and Mother’s Milk" por Hale e Rowe 2017

Estudo recente com o título Medications and Mother’s Milk, publicado pelos autores Hale TW, Rowe HE, descreve uma revisão sobre a segurança dos antibióticos e outros fármacos durante a amamentação, e classifica as substâncias em quatro grandes grupos, conforme descrito abaixo:

Compatíveis - para os medicamentos com estudos comprovados de que a medicação é segura ou oferece baixo risco para uso na amamentação;

Provavelmente compatíveis - medicamentos que não possuem estudos ou evidências de segurança; nesses casos a recomendação é para avaliar riscos e benefícios para seu uso;

Possivelmente perigosos - evidências de risco para o lactente ou para a produção de leite, porém seu uso pode ser aceito se os benefícios ultrapassarem os riscos;

Perigosos - medicamentos que oferecem risco elevado, por isso estão formalmente contraindicados.

Tanto a Amoxacilina®quanto a Cefalexina® , foram classificadas no grupo de medicamentos compatíveis, grupo de baixo risco, assim como nas normas do Ministério da Saúde 2010.

Importante lembrar que a interrupção da amamentação devido ao uso materno de medicamentos só deve ocorrer quando o medicamento em questão for mesmo considerado perigoso para o bebê, devendo ser avaliado com bastante critério, pelos enormes benefícios que a amamentação oferece ao recém-nato.

Para maiores informações procure seu médico ginecologista/obstetra.

Leia também: Mastite na amamentação é perigoso?