Estou na segunda cartela da pílula posso estar grávida?
Comecei a ter relações sexuais com meu parceiro e comecei a tomar a pílula ciclo 21. Tivemos relação sem camisinha sete dias depois de iniciar a segunda cartela, minha última menstruação veio dia 19 de julho, posso estar grávida? Ainda estou na segunda cartela e tomo a medicação todos os dias no horário certo.
Provavelmente não. Quando a pílula é utilizada de maneira correta, conforme descrito no seu relato, após o primeiro mês de uso, o risco de gravidez estimado é menor do que 3%. Portanto é muito difícil que esteja grávida.
Sendo assim deve manter o uso da medicação, conforme tem feito, tomando 01 comprimido todos os dias e no mesmo horário. Caso a menstruação não aconteça dentro de 35 dias, procure um médico ginecologista para avaliação.
O ciclo menstrual pode variar entre 21 e 35 dias, dependendo da mulher e especialmente no início do uso de anticoncepcionais hormonais. Por isso não deve se preocupar se estiver dentro deste período.
Como usar corretamente o anticoncepcional Ciclo 21®?
O anticoncepcional ciclo 21® deve ser tomado diariamente no mesmo horário e na ordem indicada na embalagem. Após tomar os 21 comprimidos, deve dar uma pausa de 7 dias, e então no 8º dia, iniciar a cartela seguinte.
Vale lembrar que deve sempre iniciar a próxima cartela no 8º da pausa, independente da menstruação ter acontecido ou não, ou da mudança nas características do sangramento. Isso porque o uso regular de anticoncepcionais, pode alterar tanto o volume quanto a coloração da menstruação, devido ao mecanismo de ação desta medicação.
Saiba mais em: Minha menstruação está atrasada. Tenho que esperar descer para voltar a tomar o anticoncepcional?
Importante ressaltar também, que além da proteção contra a gravidez, é fundamental que se protejam quanto às doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, Aids, cancro mole, gonorreia, entre outras. A única forma de proteção quanto a essas doenças, é através do uso de contraceptivos de barreira, como a camisinha.
Leia também: Quais são os tipos de DST e seus sintomas?