Perguntar
Fechar

Faringite estreptocócica: sintomas e tratamento

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A faringite estreptocóccica é a infecção de garganta causada pela bactéria Streptococcus do grupo A, sendo a mais comum causa de faringite bacteriana.

A faringite causada pelo Streptococcus é comum em crianças e pouco frequente em adultos, atinge principalmente crianças e adolescentes entre os 5 e 15 anos, sendo rara em menores de 3 anos.

Quais são os sintomas da faringite estreptocócica?

Os principais sintomas da faringite estreptocócica são:

  • Dor de garganta súbita e persistente, principalmente ao engolir;
  • Febre;
  • Inchaço dos gânglios na frente do pescoço;
  • Dor de cabeça;
  • Dor abdominal;
  • Náusea e vômitos.
faringite estrep A
Faringite estreptocócica

Na faringite estreptocócica a garganta fica inflamada, avermelhada, as amígdalas ficam inchadas e podem aparecer pontos ou placas de pus. Também podem surgir pequenos pontos vermelhos no céu da boca, chamados de petéquias.

Contudo, em faringites virais alguns desses sinais também podem estar presentes, podendo dificultar o correto diagnóstico e a diferenciação entre faringite viral ou bacteriana.

Por isso, pode ser feito um teste rápido de pesquisa da bactéria Streptococcus na garganta para o diagnóstico da faringite estreptocócica. Esse teste é feito através da retirada de uma pequena quantidade de secreção da garganta através de um swab, material semelhante a um cotonete grande.

Como se pega a faringite estreptocócica?

A faringite estreptocócica é transmitida principalmente através da transmissão direta de pessoa para pessoa. Normalmente, a transmissão ocorre através da saliva ou secreções nasais de uma pessoa infectada. Raramente, a faringite estreptocócica também pode ser transmitida por alimentos.

Após 24 horas de início do tratamento com antibiótico, a pessoa com faringite já não transmite mais a bactéria.

Qual o tratamento para a faringite estreptocócica?

Caso apresente sintomas sugestivos de faringite estreptocócica como dor de garganta intensa e febre deverá procurar um médico, que irá através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados e possivelmente da realização do teste rápido para o Streptococcus diagnosticar a faringite estreptocóccica e iniciar o tratamento.

A faringite estreptocócica é tratada com antibiótico. A injeção de penicilina benzatina (benzetacil) em dose única ou a amoxacilina por 10 dias são os antibióticos comumente utilizados.

O uso de antibióticos reduz a gravidade dos sintomas e acelera a recuperação das crianças com faringite estreptocócica. Sem terapia antibiótica, os sintomas geralmente desaparecem em cerca de três a cinco dias.

No entanto, os antibióticos também reduzem os riscos de complicações como febre reumática, glomerulonefrite pós-estreptocócica e artrite reativa.

Eventualmente pode ser necessário o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio dos sintomas.