O que é canabidiol e para que serve?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O canabidiol é um composto químico encontrado na planta Cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha, que, de acordo com estudos científicos, pode ser utilizado no tratamento de doenças e sintomas: epilepsia, dores crônicas de origem oncológica ou neuropática, espasticidade causada pela esclerose múltipla, náuseas e vômitos causados pela quimioterapia, inapetência, entre outros.

O canabidiol tem um amplo leque de ações, que provoca alguns efeitos benéficos, como:

  • Causa um relaxamento muscular, contribuindo assim para alívio da espasticidade;
  • Possui efeitos ansiolíticos e euforizantes, o que ajuda em casos de ansiedade e depressão;
  • Provoca analgesia, inclusive para dor neuropática e oncológica de difícil tratamento;
  • Diminui a percepção da dor, levando a um aumento da tolerância à dor ;
  • Possui ação anti convulsivante;
  • Estimula o apetite;
  • Diminui a pressão intraocular, o que pode ser útil em alguns casos de glaucoma;
  • Tem ação antiemética, atuando contra náuseas e vômitos;
  • Reduz a saliva em pacientes.

Muitos desses efeitos ainda estão sendo melhor estudados para que seja possível garantir a eficácia e a segurança do uso do canabidiol no uso de diferentes doenças;

Uma pesquisa de 2017 mostrou a eficácia do uso do canabidiol no tratamento de crianças com epilepsia associada às Síndromes de Drevet e Lennox-Gastaut, com considerável redução das convulsões.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM Nº 2.113/2014, publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 2014, seção I, p. 183, aprovou o uso compassivo do canabidiol para o tratamento de epilepsias em crianças e adolescentes resistentes aos tratamentos convencionais. No exterior, já existem medicamentos que utilizam o canabidiol há mais tempo.

O canabidiol é um dos 80 componentes canabinoides presentes na Cannabis sativa e pode ser isolado ou sintetizado através de métodos laboratoriais seguros e confiáveis. É preciso deixar claro que o canabidiol não produz os efeitos psicológicos e cognitivos característicos do 9-Tetraidrocanabinol (9-THC).

Contudo, o uso do canabidiol está restrito apenas às situações em que os medicamentos já conhecidos não apresentam resultados satisfatórios (uso compassivo, excepcional). O composto ainda não está registrado oficialmente como medicação, no Brasil.