É o resultado de um exame de esfregaço com presença de hemácias, ou seja, sangue na amostra colhida.
O que pode causar a presença de sangue no esfregaço?
O resultado tem pouco significado clínico, porque na maioria das vezes a presença de sangue é decorrente de problemas durante a coleta, como pequenos traumas. Inclusive, quando existe uma quantidade elevada de hemácias, inviabiliza a análise do esfregaço, sendo necessário desprezar o material e solicitar nova coleta.
Entretanto, pode estar associado a alguma doença na região genital feminina, como um câncer de colo de útero ou infecções por Trichomonas vaginalis, por exemplo.
Portanto, esse exame deve ser avaliado de forma criteriosa pelo médico especialista, ginecologista, para definir a melhor conduta.
Esfregaço
O esfregaço é a análise do material colhido no exame preventivo da mulher, o Papanicolau. As amostras colhidas são espalhadas em finas lâminas de vidro, aonde mais tarde serão depositados corantes, que definem os tipos de células existentes em cada amostra.
Resultados do esfregaço
O resultado do esfregaço eutrófico, é o mais encontrado, indica normalidade. Descreve presença de células típicas daquela região.
Atrófica ou hipotrófica, são células evidenciadas nas fases da vida da mulher em que ocorre redução ou ausência de estímulo pelo estrogênio, como na infância, pós-parto e pós menopausa, por isso existem menos células na região. Sendo assim, estando dentro desse contexto, também é considerado um achado normal.
Leia também: É normal sangrar depois do preventivo?