O que é pênfigo (vulgar, foliácio, fogo selvagem, IgA, paraneoplásico) e como tratar?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Pênfigo é uma doença caracterizada por bolhas que acometem peles e mucosas. A origem dela é autoimune, ou seja, ela é desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico que produz de forma equivocada alguns anticorpos de ataque às células sãs da pele e algumas mucosas (boca, garganta, nariz, olhos e região genital).

O pênfigo é classificado em quatro grupos:

  • Pênfigo vulgar;
  • Pênfigo Foliáceo (Fogo Selvagem);
  • Pênfigo IgA
  • Pênfigo paraneoplásico.

A diferenciação entre eles é feita pelas características clínicas, achados laboratoriais e presença de antígenos.

Com a realização do tratamento adequado, a pessoa com pênfigo terá um controle da doença evitando o aparecimento de novas lesões e o agravamento das já existentes.

O/a médico/a dermatologista é o/a responsável pela condução do caso.

Qual é o tratamento?

O tratamento para pênfigo é feito com uso de corticoides orais associados a imunossupressores. Esse tratamento, em geral, é prolongado e pode exigir o uso dessas medicações por vários anos.

O objetivo maior do tratamento é manter a doença sobre controle, evitar o agravamento das lesões e evitar o aparecimento de novas lesões.

Como essas medicações podem acarretar diversos efeitos colaterais, a pessoa com pênfigo deve ser acompanhada regularmente com exames de rotina e avaliação médica.

Por vezes, como parte do tratamento, a pessoa poderá ser avaliada por outros especialistas (oftalmologista, dentista, endocrinologista, ginecologista, reumatologista, cardiologistas, etc) para observar a presença desses efeitos colaterais em outros órgãos além da pele e mucosas.

A doença pode apresentar momentos de melhoras e controle, mas pode descontrolar em determinados momentos necessitando de uma elevação na dose das medicações.

Pênfigo é contagioso?

Pênfigo não é contagioso. Como é desordem autoimune causada pelo desequilíbrio nos anticorpos produzidos pela pessoa que não reconhecem as células sãs e as atacam, as pessoas que possuem pênfigo não transmitem a doença para outras pessoas.