Retenção de líquidos é o acúmulo de fluidos entre as células do corpo, que resulta no chamado inchaço ou edema, em termos médicos. Observa-se sobretudo nas pernas, mãos, barriga e tornozelos.
A retenção de líquidos ocorre quando os capilares, vasos sanguíneos muito finos, ficam inchados ou dilatados e deixam extravasar fluidos para os tecidos, sendo esses fluidos compostos principalmente por água.
Isso pode acontecer por várias razões: calor, alterações hormonais, menstruação, gravidez, excesso de sal na alimentação, falta de atividade física, medicamentos, deficiências nutricionais ou ainda problemas mais graves como insuficiência cardíaca, vascular, renal ou hepática.
O principal sinal de que o corpo está fazendo retenção de líquidos é o inchaço nas pernas, principalmente na região dos tornozelos, o que pode ser facilmente observado nas marcas deixadas pelo elástico ao tirar as meias.
Para saber se a sua retenção de líquidos merece atenção, faça o seguinte teste: Pressione a região do tornozelo com a ponta do dedo, mantendo por alguns segundos; se ao retirar o dedo, a sua pressão deixar uma marca mais funda, temos o chamado sinal de cacifo, a confirmação de líquido fora das células em excesso, e nesse caso precisa de um cuidado especial.
Se o inchaço ocorrer no corpo todo, de forma simétrica e bilateral, pode ser sintoma de problemas no coração, rins ou fígado, e quando acomete apenas um membro pode ser uma alteração vascular ou linfática, ambos necessitam de maior investigação, e sem demora.
Procure um clínico geral, médico de família ou um nefrologista na presença desses sintomas.