O que pode deixar a urina vermelha?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Urina vermelha ou avermelhada pode ser sinal de sangue na urina ou ter como causa outros fatores, como a ingestão de certos alimentos vermelhos ou o uso de alguns medicamentos.

A presença de sangue na urina, também chamada de hematúria, tem como principais causas a cistite (infecção de urina na bexiga), a prostatite (inflamação da próstata), a uretrite (infecção na uretra) e os cálculos urinários (pedras nos rins, na bexiga ou na uretra).

A hematúria também pode ser causada por câncer no rim ou na bexiga, hiperplasia prostática benigna (aumento do tamanho da próstata), doenças renais, câncer de próstata, pancadas na região dos rins, irritação ou lesão renal causada por exercícios muito intensos, distúrbios na coagulação do sangue, anemias e medicamentos anticoagulantes.

Alguns alimentos com forte pigmentação vermelha também podem deixar a urina avermelhada, tais como beterraba, mirtilo, amora e ainda corantes artificiais.

Dentre os medicamentos que podem deixar a urina vermelha estão a rifampicina, sulfonamidas, fenitoína, fenolftaleína, metildopa, cloroquina, quinina, levodopa, adriamicina, entre outros.

A presença de sangue na urina pode indicar doenças graves que necessitam de um diagnóstico precoce. Vale lembrar que a intensidade da cor não tem necessariamente relação com a gravidade da situação.

Portanto, caso a pessoa não tenha ingerido alimentos com forte coloração vermelha ou não esteja tomando nenhum medicamento que possa causar essa reação, deve procurar o/a médico/a de família ou clínico/a geral para avaliar o quadro, mesmo que a urina esteja apenas ligeiramente rosada ou avermelhada.

Saiba mais em:

Sangue na urina, o que pode ser?

Urina escura: o que pode ser?

Urina muito amarela: o que pode ser?