Perguntar
Fechar

Para que serve e como usar o supositório de glicerina?

O supositório de glicerina serve para tratar e prevenir a constipação intestinal (prisão de ventre), sendo usado para estimular a evacuação. A glicerina é um laxante hiperosmótico, ou seja, aumenta a quantidade de água no interior do intestino. Esse aumento de fluido estimula os movimentos intestinais e a saída das fezes. A glicerina também lubrifica e amolece as fezes endurecidas e não causa danos à flora intestinal.

O supositório de glicerina é uma forma rápida e segura de esvaziar a porção final do intestino, com efeitos rápidos e seguros sobre a prisão de ventre.

Supositório de glicerina: para que serve e como usar

Ao usar o supositório de glicerina, as fezes retidas são umedecidas, promovendo uma evacuação natural e consistente.

A ação laxante do supositório é devida à afinidade que a glicerina tem com a água, que estimula a saída do bolo fecal retido.

Como usar o supositório de glicerina?

Deve-se introduzir o supositório no ânus através da via retal e procurar retê-lo no reto até que ocorra vontade de evacuar.

Em bebês, o supositório deve ser introduzido por via retal pela parte mais afilada e deve ser mantido no reto pressionando-se a outra extremidade com a ponta dos dedos, até que o fluxo fecal seja obtido.

Bebês, crianças e adultos devem usar 1 supositório por dia, quando necessário, ou a critério médico. O supositório de glicerina deve ser utilizado para promover uma evacuação por dia. O supositório não deve ser usado por mais de 7 dias consecutivos sem indicação médica.

Para facilitar a introdução do supositório e prevenir a irritação da mucosa do intestino, recomenda-se umedecer o supositório com água antes de introduzi-lo.

O supositório de glicerina infantil é mais fino e comprido, com um formato especial para ser usado em bebês e crianças.

Adultos que estão usando o supositório devem beber 8 copos de água por dia, para favorecer o amolecimento das fezes e evitar desidratação.

Quanto tempo o supositório de glicerina leva para fazer efeito?

O supositório de glicerina leva alguns minutos para fazer efeito depois de ser introduzido no reto. Pode-se esperar de 15 a 30 minutos para que o supositório atue. O supositório não precisa se dissolver completamente para fazer efeito.

Qualquer pessoa pode usar supositório de glicerina?

Nem todas as pessoas podem usar supositório de glicerina. O supositório não deve ser utilizado em algumas situações, como em casos de apendicite, hemorragia retal não diagnosticada, pós-operatório de cirurgia retal e obstrução intestinal.

Pessoas com hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca congestiva só devem usar supositório de glicerina após avaliação médica dos riscos e benefícios da sua utilização.

Indivíduos com risco de hipervolemia, insuficiência cardíaca ou doença renal devem usar o supositório de glicerina com precaução.

Em caso de desidratação, o supositório deve ser usado com cautela, pois pode agravar o quadro.

Supositório de glicerina provoca efeitos colaterais?

O supositório de glicerina praticamente não apresenta toxicidade e normalmente é bem tolerado pela grande maioria das pessoas.

Os efeitos colaterais são raros. Quando presentes, podem incluir cólicas, desconforto retal, diarreia, aumento da circulação sanguínea no reto, gases, irritação local e sede.

A glicerina aumenta a saída de água das células, ou seja, ela desidrata. Os seus efeitos adversos são devidos a essa ação desidratante.

O uso do supositório de glicerina deve ser orientado e prescrito por um médico.