Perguntar
Fechar

Pomadas para unha inflamada: como usar e o que fazer se não melhorar

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A unha inflamada, também chamada de paroníquia, pode levar a dor, vermelhidão e saída de pus em volta da unha. O tratamento pode incluir pomadas que atuam contra as bactérias que se proliferam na região em volta da unha causando infecção.

Entre as principais pomadas utilizadas, destacam-se:

  • Mupirocina (Bactroban®)
  • Gentamicina
  • Gentamicina + betametasona (Diprogenta®)
  • Ácido fusídico + betametasona (Verutex®)

Além de pomadas, pode-se aplicar soluções de limpeza antissépticas na unha, como a iodopovidona e a clorexidina. Em situações de inflamação leve, o uso de soluções antissépticas pode ser o suficiente para tratar a unha e melhorar os sintomas.

Como usar a pomada para unha inflamada?

Antes de aplicar a pomada sobre a unha inflamada, deve-se higienizar a região com água e sabonete. Pode-se deixar o dedo com a unha inflamada de molho em água quente ou aplicar compressas quentes sobre a inflamação, durante 10 a 15 minutos.

Depois deste tempo, deve-se secar bem a unha e aplicar uma camada de pomada até a sua completa absorção. A frequência de aplicação pode variar de duas a três vezes ao dia, conforme orientação médica. O tempo de tratamento costuma durar entre 5 a 7 dias.

O que fazer se não melhorar a inflamação com a pomada?

Caso a inflamação na unha não melhore com a aplicação de pomada e os cuidados locais de limpeza, procure um médico, pode ser necessário o uso de antibióticos orais indicados quando a inflamação não melhora apenas com a pomada.

Se houver a presença de abscesso em volta da unha, está indicada a drenagem de pus.

A unha encravada também pode propiciar episódios repetidos de inflamação. O tratamento, nestes casos podem incluir procedimento cirúrgico que permite desencravar a unha.

Para mais orientações consulte um médico.

Também pode ser do seu interesse:

Quais são os remédios usados para unha inflamada com pus?

Unha inflamada o que fazer?

Referências bibliográficas:

Paronychia. Uptodate. 2021.