Perguntar
Fechar

Posso voltar a tomar o anticoncepcinal que tomava...

Terei que voltar a tomar o anticoncepcional que tomava antes de engravidar, pois parei de amamentar e o anticoncepcional que tomei nesse período (norestin) pode não fazer efeito. É verdade que tenho que esperar um mês para voltar a tomar o outro anticoncepcional? Estava tomando o norestin até ontem, posso começar a tomar outro hoje (ciclo 21 que eu usava antes)?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Pode começar a tomar já, hoje mesmo. Como já parou de amamentar não há problema em voltar a usar o anticoncepcional combinado, que contém estrógeno e progesterona, como o Ciclo 21. Não é necessário fazer nenhuma pausa entre a troca de um anticoncepcional hormonal para um anticoncepcional combinado.

Caso esteja usando um método contraceptivo hormonal de forma correta e tenha certeza que não está gravida é possível já começar a tomar o outro anticoncepcional hormonal combinado logo a seguir, não precisa esperar a menstruação e não precisa usar outro método de apoio, a proteção contra a gravidez permanece.

Quando começar o anticoncepcional oral combinado após o parto?

O período em que se pode iniciar o uso de anticoncepcional oral combinado irá variar conforme a mulher esteja amamentando em exclusivo, amamentando parcialmente ou não esteja amamentando.

Amamentando exclusivamente

Para mulheres que estão a amamentar em exclusivo ou quase em exclusivo o uso de anticoncepcionais hormonais combinados está indicado apenas 6 meses após o parto ou quando o leite materno já não for a principal forma de alimentação da criança.

Esta recomendação se deve a possível interferência do estrógeno na amamentação, pois esse hormônio pode reduzir a quantidade ou alterar a composição do leite materno, podendo assim interferir no crescimento e desenvolvimento da criança.

Após o período de 6 meses depois do parto não há prejuízos para a criança e a mulher pode iniciar o uso do anticoncepcional a qualquer momento se ainda não estiver menstruando. Ela pode usar um método complementar, como a camisinha, nos primeiros 7 dias de uso da pílula.

Amamentando parcialmente

Mulheres que estão amamentando parcialmente podem iniciar o uso de anticoncepcional hormonal combinado 6 semanas após o parto. Caso a mulher volte a apresentar menstruação antes desse período deve usar um método de apoio, como método contraceptivo até iniciar o anticoncepcional. Se a menstruação ainda não tiver voltado ela pode começar a tomar o anticoncepcional a qualquer momento após seis semanas.

Não amamentando

Mulheres que não estão amamentando e a criança está em aleitamento artificial podem iniciar o anticoncepcional oral combinado em qualquer momento do 21º ao 28º dia após o parto, sem a necessidade de usar nenhum outro método de apoio após esse período. Antes de 3 semanas após parto o risco de eventos tromboembólicos é muito alto, por isso é contraindicado o uso de contraceptivos hormonais combinados nesse período.

Após esse período, se a menstruação ainda não tiver voltado ela pode começar começar tomar a pílula a qualquer momento, mas deve fazer uso de preservativo nos primeiros 7 dias.

Converse sempre com o seu médico de família ou ginecologista para ajudar na escolha do melhor método contraceptivo após o parto.