Perguntar
Fechar

Preparo para colonoscopia: o que devo fazer?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O preparo para colonoscopia deve começar 2 dias antes do exame, e geralmente é dividido em 3 etapas, que envolvem: cuidados com a alimentação, período de jejum e uso de medicações laxantes. O exame é realizado por um médico capacitado - colonoscopista.

As orientações de preparo são entregues por escrito, pelo laboratório que agendar o exame, porque podem variar um pouco entre os laboratórios, de acordo com a experiência e preferência das equipes médicas.

Contudo, em geral, o preparo segue os seguintes passos:

Etapa 1: Cuidados com a alimentação

Nos dois dias que precedem o exame é preciso que você faça uma alimentação leve e de fácil digestão. Dê preferência a alimentos como:

  • Arroz branco,
  • Macarrão sem molho vermelho como molho de tomate,
  • Purê de batata,
  • Ovos cozidos,
  • Frango ou peixe grelhado,
  • Caldo de frango,
  • Bolacha de água e sal e
  • Gelatinas de cores claras.

Além destes alimentos, beba no mínimo 2 litros de líquido de coloração clara como água, chás, sucos coados ou bebidas isotônicas.

Os alimentos que não devem ser ingeridos 2 dias antes do exame incluem: carnes vermelhas, verduras e legumes em geral (especialmente os de cores fortes como beterraba), frutas com cascas, leites e derivados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Estes alimentos são de difícil digestão e atrapalham o esvaziamento do intestino, o que pode atrapalhar a visualização do órgão durante a realização do exame.

Etapa 2: Jejum

Na etapa de jejum todos os alimentos sólidos devem ser evitados, você só deverá ingerir líquidos. O início desse jejum depende do horário em que foi agendado o exame: se pela manhã ou à tarde.

Isso porque durante a sedação para o exame, é importante que o seu estômago esteja vazio. Por este motivo, esteja atento aos horários indicados na sua folha de preparo.

Etapa 3: Uso de medicações

Na véspera do exame, são indicados laxantes para auxiliar na limpeza e esvaziamento intestinal. Seguindo rigorosamente os horários e doses prescritas. Geralmente a utilização das medicações é feita em duas fases:

1ª Fase: Laxantes

Nesta fase são prescritos os medicamentos laxantes de acordo com orientação médica. Estes remédios podem provocar cólicas e diarreia. Por este motivo, é recomendado que fique em casa durante a preparação para o exame.

2ª Fase: Manitol

O manitol é o medicamento usado para a limpeza final do intestino. O tempo desta fase do preparo varia de pessoa para pessoa e ela pode ser realiza em casa, no hospital, ou na clínica.

Um efeito colateral bastante comum do manitol é a sensação de “estufamento” do estômago. Se você sentir este incômodo, procure caminhar em casa mesmo para amenizar a sensação e evitar náuseas e vômitos.

Como saber que o intestino está limpo?

O intestino estará limpo e preparado para a colonoscopia quando as evacuações estiverem com aspecto semelhante ao da urina e for possível visualizar o fundo do vaso sanitário. Quando isto acontece, significa que não há resíduos no intestino e, deste modo, será possível avaliar a sua mucosa intestinal e verificar a presença lesões.

O que devo fazer no dia do exame de colonoscopia?

  • É importante que compareça ao local do exame 1 hora antes do horário agendado, acompanhado de um adulto que possa permanecer no local até o fim do exame,
  • Poderá beber apenas água, até 4 horas antes da realização do exame,
  • Use roupas e sapatos confortáveis, pois pode ser necessário que faça uma caminhada antes da realização da colonoscopia,
  • Não use acessórios, esmaltes ou maquiagem no dia do exame,
  • Se no dia da colonoscopia, ou mesmo na véspera, você se sentir doente ou apresentar febre, o exame deverá ser remarcado.

O que acontece depois da colonoscopia?

Após a colonoscopia você ficará na clínica ou hospital por cerca de 1 hora para que o efeito da anestesia passe e acorde completamente. Deve sair acompanhado e não dirigir ou realizar atividades que ofereça riscos como manusear máquinas, pois os seus reflexos estarão diminuídos devido à anestesia.

Uso medicamentos de rotina, devo suspender?

É possível que os medicamentos que contenham ferro ou os suplementos com fibras alimentares tenham que ter o seu uso suspenso cerca de dois ou três dias antes da colonoscopia.

Se usa remédios de rotina como medicamentos para controle da pressão, siga as orientações prescritas pelo médico. Se você for diabético, pode ser necessário suspender o uso de hipoglicemiantes e insulina apenas no dia do exame.

Entretanto, cada caso precisa ser avaliado individualmente pelo médico para decidir sobre a suspensão ou continuidade da medicação. Por este motivo, não suspenda qualquer medicação sem orientação médica.

O que posso comer após o exame de colonoscopia?

Após o exame de colonoscopia, retome uma alimentação leve semelhante àquela que fez no preparo. Priorize alimentos de fácil digestão.

É normal ter diarreia e sangramento após a colonoscopia?

Sim, é normal. Mesmo depois da colonoscopia, pode continuar apresentando diarreia por até 24 horas. Por esta razão, busque também ingerir bastante líquido.

É também normal a presença de sangue nas fezes, principalmente, se foi efetuada coleta de material do intestino para biópsia ou a retirada de pólipos.

Entretanto, você deve estar atento aos seguintes sinais de alerta:

  • Sangramento em maior quantidade,
  • Febre e
  • Dor abdominal forte.

Na presença destes sintomas busque o mais rapidamente possível um pronto-socorro.

A qualidade do exame de colonoscopia depende inteiramente do seu preparo. Por isso, siga rigorosamente as orientações presentes na sua folha de preparo.

A presença de resíduos no intestino pode comprometer a qualidade do exame e gerar laudos inconclusivos. Nestes casos, será necessário novo exame e, para tal, novo preparo.

No caso de dúvidas sobre a colonoscopia, converse com o médico solicitou o exame, esclareça as suas dúvidas antes mesmo de realizar o procedimento.

Se deseja saber mais sobre colonoscopia, leia:

Como é feita a colonoscopia?

Quais são os riscos de fazer uma colonoscopia?

Colonoscopia pode indicar câncer de intestino?

Referências

  • Sociedade Brasileira de Coloproctologia
  • Federação Brasileira de Gastroenterologia