Perguntar
Fechar

Quais são os tipos de transtornos mentais?

Os principais tipos de transtornos mentais são os transtornos neurocognitivos, do desenvolvimento neurológico, emocionais e externalizantes, além das psicoses.

Os transtornos externalizantes incluem a dependência de substâncias como álcool e drogas, transtorno de personalidade antissocial e transtorno de conduta.

Os transtornos emocionais são os transtornos mentais mais frequentes, sendo representados por medo, ansiedade, depressão e sintomas somáticos. Dentre eles estão o transtorno de ansiedade, transtorno de stress pós-traumático, transtornos somatoformes (que provocam sintomas físicos), síndrome do pânico, depressão, fobias, estados obsessivos, entre outros.

Lembrando que a depressão, a ansiedade e os sintomas dos transtornos somatoformes muitas vezes se manifestam em conjunto e com os mesmos sinais e sintomas. Esses também são os transtornos mentais mais comuns e ocorrem com mais frequência em mulheres.

Os sintomas dos transtornos emocionais muitas vezes são os mesmos, com história de sentimentos negativos, sendo também comum uma mesma pessoa apresentar mais de um transtorno.

O tratamento dos transtornos mentais é feito com medicamentos e psicoterapia, conforme cada caso.

O médico psiquiatra é o especialista responsável pelo diagnóstico e pela orientação do tratamento.

Saiba mais em:

Transtornos mentais: Como identificar e tratar?

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?