Perguntar
Fechar

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Duas das principais diferenças entre a gripe e o resfriado são a febre e o estado geral do paciente. O resfriado normalmente não causa febre (exceto em crianças pequenas), enquanto que na gripe ela é comum e geralmente é acima de 38ºC.

Na gripe, o paciente fica mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dores musculares e articulares, enquanto que o resfriado causa coriza, tosse e espirros e o paciente apresenta-se mais ou menos bem disposto, apenas incomodado com os sintomas.

A transmissão de ambas as condições se dá por contato com vírus dispersos em partículas que são expelidas no ar por indivíduos infectados. No caso do resfriado, os sintomas se iniciam em 24 a 72 horas do contágio. No caso da gripe, é um pouco mais tardio, em média três a quatro dias após o contágio.

A duração dos sintomas é similar, variando de 5 a 7 dias. No caso do resfriado, em 25% dos casos, os sintomas persistem por até 2 semanas.

A gripe e o resfriado são doenças agudas causadas por vírus, que compartilham sintomas, como tosse, coriza e dores no corpo. A gripe é causada por vírus do gênero Influenza. O resfriado pode ser causado por diferentes vírus, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza, etc.

Sintomas do Resfriado

Os sintomas mais comuns do resfriado são coriza, tosse e espirros. Pode haver uma curta dor de garganta nos primeiros dias. A tosse seca pode durar semanas após o fim dos sintomas. Raramente ocorre febre em adultos. As complicações são raras e incluem exacerbação de asma e presença de infecção bacteriana associada, como sinusite ou otite.

Sintomas da Gripe

A gripe apresenta um quadro clínico com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Os sintomas na gripe costumam surgir subitamente. A tosse e a febre são sintomas precoces. Apresenta taxa de complicações mais elevada, como pneumonia causada pelo próprio vírus Influenza ou por bactérias oportunistas.

Tratamentos

O resfriado não necessita tratamento específico, sendo indicado o uso de analgésicos, hidratação e repouso. No caso da gripe, há indicação de tratamento com Tamiflu® se o paciente for de grupo de risco.

Se você apresentar sintomas de tosse, febre, coriza persistentes, ou apresentar grande indisposição ou fizer parte de grupo de risco, procure um pronto atendimento.