Qual é o tratamento para a dengue?

O tratamento para dengue inclui basicamente hidratação e alívio sintomático. A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, e que se caracteriza, na sua forma clássica (simples), por febre, dor de cabeça atrás dos olhos, dores musculares, dores nas articulações e vermelhão na pele. Nas formas graves, ela pode evoluir para a dengue hemorrágica, em que há sangramento espontâneo, perda de líquido da circulação sanguínea e consequente mau funcionamento dos órgãos.

Por se tratar de infecção viral, não existe um tratamento específico. Sendo assim, o mais importante é tentar evitar a transformação da dengue clássica em dengue hemorrágica.

A forma mais adequada de se fazer isso é por meio da hiper-hidratação, ou seja, o paciente deve ingerir grandes quantidades de líquido. Em alguns casos, pode ser necessário internar a pessoa, e fazer essa hidratação com soro através da veia. Além disso, analgésicos e outros sintomáticos podem ser prescritos no sentido de aliviar as febres e dores.

Leia também: Dengue pode virar hepatite, meningite ou pneumonia?

Todo o tratamento precisa ser indicado e acompanhado por um médico clínico geral ou infectologista.

E é fundamental ressaltar que não devem ser usados medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico ou seus derivados, já que eles podem induzir a graves complicações nos quadros de dengue. No Brasil, esses medicamentos são identificados pelos dizeres "ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO NO CASO DE SUSPEITA DE DENGUE".