Perguntar
Fechar

Quando a mulher não menstrua, tem período fértil?

Oi, minha menstruação é desregulada e não tomo pílula. Não me lembro bem da última vez que veio, se foi em dezembro ou janeiro...Quando a mulher não menstrua tem período fértil ou não?

Depende. Se a mulher não menstrua e esse atraso da menstruação for devido à irregularidade menstrual, ela tem período fértil na mesma, pois continua ovulando, o que parece ser o seu caso.

Por outro lado, a ausência de menstruação também pode indicar que a mulher não está produzindo óvulos e, neste caso, ela não tem período fértil. Isso pode acontecer em casos de gravidez, uso ininterrupto de pílula anticoncepcional, alterações hormonais, entre outras causas.

O ciclo menstrual tem uma duração que varia entre 24 e 35 dias. Para saber qual é o seu período fértil, tem que contar os dias entre uma menstruação e outra.

Se, por exemplo, o intervalo for de 30 dias, o 15º dia será o seu dia mais fértil, pois provavelmente estará ovulando nesse dia.

Porém, o período fértil começa 3 dias antes e continua até 3 dias depois do 15º dia, pois o espermatozoide pode sobreviver por até 5 dias dentro do seu corpo.

Assim, para um ciclo de 30 dias, o período fértil será do 12º ao 18º dia desse ciclo menstrual.

A irregularidade menstrual é comum nos primeiros 2 anos após a primeira menstruação. Há casos de adolescentes em que o tempo entre uma menstruação e outra é de mais de 40 dias.

Fora isso, atrasos da menstruação superiores a 35 dias devem ser avaliados por um médico ginecologista, pois podem ser sinal de doenças como síndrome dos ovários policísticos, mioma uterino, endometriose, hipotireoidismo, entre outras.

Leia também:

Quantos dias de atraso são considerados como atraso menstrual?

Menstruação atrasada na adolescência é normal?

Corro risco de engravidar fora do meu período fértil?