Perguntar
Fechar

Como saber qual meu período fértil?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O cálculo do período fértil é mais confiável em mulheres com ciclos menstruais regulares, embora exista também um cálculo para ciclos irregulares.

Em teoria, a mulher é fértil durante todo seu ciclo menstrual (durante todo o mês), porém, alguns períodos são mais férteis que outros.

O chamado "período fértil" é a fase com a maior chance de ocorrer uma gravidez, pois é o período do mês em que ocorre a ovulação e quando o endométrio, camada mais interna do útero, está preparada para receber o óvulo.

O cálculo do seu período fértil de mulheres com ciclo regular pode ser feito em 3 passos:

⇒ Passo 1: precisa saber quantos dias tem seu ciclo, ou seja, de quantos em quantos dias vem sua menstruação. Lembrando que o seu ciclo começa no primeiro dia de menstruação. Os ciclos de 28 dias são considerados como a média para a maioria das mulheres.

⇒ Passo 2: divida a duração do seu ciclo por 2. Por exemplo, se for de 28 dias, dividido por dois é igual a 14.

⇒ Passo 3: esse dia do meio, nesse caso 14, é o dia mais fértil do seu período, mas não é o único; a partir deste dia, conte 3 dias antes e 3 dias depois e esse é seu período fértil.

Por exemplo, se o 14º é o dia mais fértil, então o período fértil fica 3 dias antes (dias 11º, 12º e 13º, mais o 14º e os dias 15º, 16º e 17º que são 3 dias depois do dia mais fértil). Se o ciclo for de 30 dias, o dia mais fértil é o 15º e o período fértil está entre o 11º e 18º dias, e assim por diante.

É importante salientar que nem todas as mulheres possuem um ciclo menstrual regular, tornando mais difícil calcular o período fértil. Saiba como calcular esse período para mulheres com ciclo irregular no link: Ciclo menstrual desregulado: Como calcular o período fértil?

Também podem ser do seu interesse: