Menstruação atrasada na adolescência é normal?

fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Sim, menstruação atrasada na adolescência é normal.

Os primeiros anos que se seguem a primeira menstruação são caracterizados por irregularidade menstrual. Os ciclos menstruais podem ser longos, durando mais de 40 dias entre uma menstruação e outra.

Ciclos menstruais irregulares e atrasos na menstruação são comuns na adolescentes nessa fase. Isso acontece porque muitos ciclos nesse período não têm ovulação devido à imaturidade do organismo da adolescente.

Publicidade

A regularidade dos ciclos pode vir após os 5 a 7 anos após a primeira menstruação.

Outras possíveis causas para o atraso menstrual na adolescência são alterações do aparelho genital, doenças generalizadas ou alterações sanguíneas, sendo as mais frequentes as alterações do aparelho genital.

Leia mais sobre o assunto em: Sou virgem e minha menstruação está atrasada. O que pode ser?; A pílula do dia seguinte pode atrasar minha menstruação?

Se você teve a sua primeira menstruação há pouco tempo, não se preocupe pois é normal que os seus ciclos estejam irregulares.

Caso o atraso menstrual dure mais de 2 meses ou você apresentar outros sintomas você pode consultar o/a médico/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral para uma avaliação.