Que doenças pode causar uma mordida de cachorro?

Uma mordida de cachorro pode causar as mais diversas doenças, especialmente infecções no local da mordida, causadas por bactérias ou fungos presentes na boca do animal. Mesmo o animal vacinado pode causar infecções locais, por isso é importante o uso de antibióticos profiláticos após uma mordida ou arranhadura em que haja contato da saliva do animal com mucosas da vítima.

As infecções acontecem mais frequentemente se o intervalo de tempo entre o acidente e o atendimento for maior que oito horas; se o local não for lavado com água e sabão abundantemente após a mordida; se a mordida for nas mãos e pés (áreas de maior circulação sanguínea); se as lesões forem profundas ou com esmagamento; se tiver presença de fezes, saliva, sujeiras; ou se a pessoa mordida tiver alguma doença preexistente (desnutrição, imunodeficiência, diabetes etc.).

O risco de infecção após de uma mordida por cão gira em torno de 4 a 10%. Se o animal agressor for um gato, esse risco aumenta para 50 a 80%.

É imprescindível manter o calendário vacinal do seu cão sempre atualizado, incluindo a vacina da raiva, e procurar imediatamente um pronto socorro no caso de mordida - mesmo que seja do seu próprio cão, mesmo que ele esteja vacinado. A eficácia da vacina contra a raiva não é absoluta.

Leia também:

Como é a transmissão da raiva?

Quais os sintomas do vírus da raiva?