Quem tem amenorreia pode engravidar?

Sim, quem tem amenorreia pode engravidar, dependendo da causa da ausência de menstruação. Em algumas situações específicas a mulher pode estar ovulando e não menstruar, como acontece na amenorreia primária causada por hímen imperfurado ou na amenorreia secundária, durante o período pós-parto.

A amenorreia primária é a ausência de menstruação até os 16 anos de idade. Uma de suas causas é o hímen imperfurado. Nesse caso, a menina já está ovulando e a primeira menstruação (menarca) só não desceu porque o fluxo foi contido pelo hímen. Portanto, ela pode engravidar.

Mulheres com amenorreia secundária (ausência de menstruação por pelo menos 3 meses) após o parto também podem ficar grávidas. Nesse período, a mulher fica sem menstruar durante algum tempo devido aos hormônios da amamentação. No entanto, a sua primeira ovulação depois do parto ocorre antes do retorno da menstruação. Dessa forma, ela pode engravidar, mesmo que ainda não tenha ficado menstruada no pós parto.

Publicidade

Contudo, tirando essas duas situações específicas, uma mulher com amenorreia dificilmente irá engravidar. Se ela não está menstruando, significa que não está produzindo óvulos por algum motivo. Caso contrário, a menstruação teria que acontecer.

Veja também: Uma mulher pode ovular sem menstruar?

A amenorreia ou irregularidades no ciclo menstrual devem ser investigados pelo médico ginecologista.

Também podem lhe interessar:

É possível engravidar sem ter menstruação?

O que é amenorreia e quais as suas causas?

Qual o tratamento para amenorreia?