Perguntar
Fechar

Qual o tratamento para amenorreia?

O tratamento da amenorreia é realizado de acordo com a causa da ausência de menstruação, podendo incluir mudanças no estilo de vida, uso de hormônios ou outros medicamentos, psicoterapia e até cirurgia.

No caso da amenorreia primária (atraso da primeira menstruação até os 16 anos de idade), o tratamento pode ser feito através de exercícios e plano alimentar para ganhar peso. Isso porque a falta de gordura no corpo é uma causa comum de amenorreia primária, uma vez que a gordura corporal participa ativamente na produção dos hormônios necessários para haver ovulação e, consequentemente, ciclo menstrual.

Na amenorreia secundária, o tratamento depende do que está na origem da falta de menstruação. Se a causa for a obesidade, a terapia inclui exercícios físicos e dieta para emagrecer. Assim como na amenorreia primária, o baixo peso também pode provocar amenorreia em mulheres mais velhas. Nesse caso, também é indicado uma dieta para ganhar peso.

A psicoterapia pode ser indicada quando a amenorreia secundária é causada por estresse emocional. Os hormônios são usados para equilibrar os ciclos reprodutivos, como em casos de ovários policísticos ou produção anormal de determinados hormônios (testosterona, hormônio da tireoide, cortisona).

A cirurgia pode ser a única solução para a amenorreia se a causa do problema for um tumor no ovário, útero ou ainda na hipófise.

O médico ginecologista é o responsável pelo tratamento da amenorreia primária e secundária.

Também podem ser do seu interesse:

Quem tem amenorreia pode engravidar?

O que é amenorreia e quais as suas causas?