Perguntar
Fechar

Relação 6 dias após a menstruação posso ficar grávida?

Eu fiquei menstruada dia 15/09 e a minha menstruação vai acaber hoje dia 19/09. Eu vou ter relação no dia 21/09, eu vou tomar a injeção no dia seguinte, tem algum risco de ficar grávida?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O risco de gravidez nessa situação é mínimo. A chance de gravidez nos primeiros dias do ciclo menstrual é muito baixo na grande maioria das mulheres, isto porque o começo do ciclo geralmente está longe do período fértil em que a mulher ovula, que se localiza na metade do ciclo menstrual ou mais próximo do fim.

Mulheres que apresentam um ciclo menstrual mais curto ou seja de 21 a 25 dias podem ter um risco maior de gravidez se tiver relação sexual no começo do ciclo, ou seja, nos primeiros dias após o primeiro dia da menstruação.

Isto ocorre porque nos ciclos muito curtos o período fértil se aproxima mais do começo do ciclo, a mulher pode já ovular no sétimo dia do ciclo, se tiver uma relação inclusive nos primeiros dias estando ainda menstruada pode engravidar. Portanto, para mulheres que apresentam ciclos menstruais muito curtos é recomendado usar proteção mesmo no período menstrual.

Tempo de sobrevivência do espermatozoide e chance de gravidez

Além disso, é importante levar em consideração que o espermatozoide pode permanecer até 5 dias no corpo da mulher em algumas situações, portanto, ele pode sobreviver até o momento em que ocorrer a ovulação.

Mulheres com ciclo mais longo

Já mulheres que apresentam ciclos menstruais mais longos acima de 28 dias não precisam se preocupar já que a chance de ovulação na primeira semana do ciclo menstrual é mínima. Mulheres com ciclos mais longos podem ovular por volta do décimo quarto dia do ciclo ou mesmo depois, por isso apresentam chance muito pequena de gravidez na primeira semana do ciclo.

É importante ressaltar que muitas mulheres apresentam ciclos menstruais irregulares, em que não se pode definir com precisão o dia da ovulação, e mesmo quando apresentam ciclos regulares o dia exato da ovulação pode variar, por isso, quando não se deseja engravidar o mais adequado é contar com um método contraceptivo de apoio.

Para mais esclarecimentos sobre o risco de gravidez no decorrer do ciclo menstrual consulte o seu ginecologista ou médico de família.

Também pode ser do seu interesse:

Posso engravidar menstruada?