Perguntar
Fechar

Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Para mulheres com ciclos menstruais de 28 dias, é possível engravidar cerca de 10 dias depois do 1º dia de menstruação.

O dia com a maior probabilidade de engravidar é o dia do meio do ciclo, por isso para os ciclos de 28 dias, será o 14º (quatorze dias depois da menstruação), sabendo que 3 dias antes e 3 dias após a ovulação, também existe a chance da gravidez.

Para mulheres com ciclo mais curto ou mais longo, basta calcular o dia do meio do ciclo. A mulher só pode engravidar durante um período curto de 5 a 6 dias por mês, chamado período fértil. O período da ovulação, em que a mulher libera um óvulo para a trompa.

Quando é o meu período fértil?

O período fértil é o meio do ciclo menstrual da mulher, como a maioria tem um ciclo de 28 dias, e sabendo que o período fértil começa 3 dias antes e termina 3 dias depois do dia da ovulação, o período fica compreendido entre o 11º e o 17º dia do ciclo. Lembrando que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de sangramento, na menstruação.

Mulheres que tem o ciclo de 21 dias, tem como início do período fértil, o 7º dia, com o dia 10 ou 11 mais fértil, até o 14º dia. Possivelmente quando acontece a liberação do óvulo em uma das trompas.

Portanto, esse período varia de acordo com o número de dias de ciclo de cada mulher, com situações de estresse emocional, virose, problemas hormonais, entre outros. Não é simples identificar exatamente esse período.

Para evitar a gravidez é preciso fazer uso regular de contraceptivos. E para os casais que tentam engravidar, recomenda-se relação entre o 7º e 20º dias do ciclo menstrual.

É possível engravidar menstruada?

É improvável, mas pode acontecer, nos casos de ciclos menstruais muito curtos, onde o período fértil feica próximo ao final da menstruação.

Durante a menstruação a camada do útero está descamando, essa é a origem do sangramento, portanto, mesmo que haja um descontrole e liberação precoce do óvulo, não é possível que consiga se implantar no útero. Porém, se o ciclo for curto, e o sangramento prolongado, como 7 dias, a relação nos últimos dias pode permitir a gravidez, já que o espermatozoide pode sobreviver até 5 dias dentro do organismo da mulher.

Além disso, é importante ter certeza de que está dentro do período menstrual, já que outros problemas na saúde da mulher podem causar sangramento, como pólipos no útero ou miomas. Nesses casos, a menstruação, a ovulação e fecundação podem ocorrer naturalmente, possibilitando a gravidez.

Posso engravidar 1 dia depois da menstruação?

Raramente. O ciclo menstrual pode variar entra as mulheres, sendo uns mais curtos, mais longos ou irregulares, o que prejudica definir o risco de gravidez, apenas pelo sangramento.

Mulheres que tem um sangramento muito longo, podem terminar a menstruação já próximo da ovulação, principalmente se tiver um ciclo menstrual curto, de 20 a 22 dias, por exemplo.

Não é o habitual. Habitualmente, até 5 dias após a menstruação, a chance de engravidar é quase nenhuma. Mas por todos os motivos e variações hormonais possíveis entre as mulheres, o método de contracepção pela "tabelinha", é o método menos confiável.

Saiba mais em: