Perguntar
Fechar

Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Para mulheres com ciclos menstruais de 28 dias, é possível engravidar cerca de 10 dias depois do 1º dia de menstruação.

O dia com a maior probabilidade de engravidar é o dia do meio do ciclo, por isso para os ciclos de 28 dias, será o 14º (quatorze dias depois da menstruação), sabendo que 3 dias antes e 3 dias após a ovulação, também existe a chance da gravidez.

Para mulheres com ciclo mais curto ou mais longo, basta calcular o dia do meio do ciclo. A mulher só pode engravidar durante um período curto de 5 a 6 dias por mês, chamado período fértil. O período da ovulação, em que a mulher libera um óvulo para a trompa.

Quando é o meu período fértil?

O período fértil começa 3 dias antes e termina 3 dias depois do dia da ovulação. Para muitas mulheres, com ciclos de 28 dias, a ovulação ocorre por volta do 14º dia. Lembrando que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de sangramento, na menstruação.

Por isso, ao tentar engravidar, muitos casais planejam ter relações entre o 11º e o 14º dia do ciclo menstrual. Se a mulher tiver um ciclo de 28 dias, esse será o seu período fértil, que é quando a ovulação ocorre.

De toda forma, ter relação sem proteção durante o período menstrual ou fora do período fértil não é uma garantia de que você não irá engravidar. Mesmo quem tem um ciclo regular, pode ovular mais cedo ou mais tarde, por motivos diversos, como infecção, virose, problemas hormonais ou mesmo emocionais. Isso pode mudar o período fértil por alguns dias em um determinado mês.

Sendo assim, é difícil identificar com certeza, o momento do ciclo que possa haver 100% de garantias de gravidez, ou de que a mulher não tenha risco de engravidar.

Além disso, é difícil saber exatamente quando ocorrerá a ovulação. Os profissionais de saúde recomendam que os casais que tentam ter um bebê tenham relações entre os dias 7 e 20 do ciclo menstrual.

É possível engravidar menstruada?

Não, é impossível porque a camada do útero está descamando durante a menstruação, essa é a origem do sangramento. Portanto, não é possível que o óvulo fecundado seja implantado no útero e tenha a nutrição adequada para a sua evolução. Porém, existem outros problemas na saúde da mulher que causam sangramentos, como pólipos no útero ou infecção uterina, que podem ser confundidos com o período menstrual.

No caso de sangramento por outros motivos, que não a menstruação, a ovulação pode ocorrer naturalmente, possibilitando a gravidez. Mas durante uma menstruação verdadeira não é possível engravidar.

Posso engravidar 1 dia depois da menstruação?

Raramente. O ciclo menstrual pode variar entra as mulheres, sendo uns mais curtos, mais longos ou irregulares, que prejudica definir o risco de gravidez, apenas pelo sangramento. Mulheres que tem um sangramento muito longo, podem terminar a menstruação já próximo da ovulação, principalmente se tiver um ciclo menstrual curto, de 20 a 22 dias, por exemplo.

Não é o habitual. Habitualmente, até 5 dias após a menstruação, a chance de engravidar é quase nenhuma. Por todos esses motivos e variações entre as mulheres, o método de contracepção pela "tabelinha", não é indicado e não é confiável.

Saiba mais em: