Perguntar
Fechar

Meu caso é o seguinte, estou grávida!

Meu caso é o seguinte, estou grávida!!!
Lembro me vagamente de que minha DUM foi no dia 20/06/2011 e a primeira ultrassom endovaginal feita no dia 16/08/2011 deu que eu estava grávida de 7 semanas e 4 dias. O problema é: tive uma relação no dia 23/06/2011 quando ainda estava descendo aquela borra de café e outra no dia 05/07/2011 porém com coito interrompido. Gostaria muito de saber qual é a provável data da concepção, já que são dois rapazes diferentes..
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A probabilidade maior de gravidez é da relação ocorrida em 05-07-2011. Isto porque nessa data estava provavelmente mais próxima do seu período fértil, visto que estava no 15º dia do seu ciclo menstrual. A maioria das mulheres que apresentam ciclos menstruais de duração de 28 a 30 dias ovulam por volta de 14 a 16 dias depois do começo da menstruação.

A relação que teve no dia 23 foi no terceiro dia do seu ciclo menstrual não apresenta risco de gravidez, já que os primeiros dias da menstruação estão muito longe ainda do momento da ovulação na grande maioria das mulheres.

Vale lembrar que o coito interrompido é um método contraceptivo pouco seguro com alta taxa de falha, portanto, é possível que mulheres engravidem com esse método.

Como saber qual o meu período fértil?

Para saber qual é o seu período fértil no qual há maior chance de engravidar é importante saber qual é a duração do seu ciclo menstrual em média. Geralmente o dia em que ocorre a ovulação está na metade do ciclo menstrual.

Por exemplo, mulheres que apresentam ciclos menstruais de 28 dias irão ovular no 14º dia em média. Considerando esse 14º dia conta- se 3 dias antes e 3 dias depois. Portanto, o período fértil irá do 11º ao 17º dia do ciclo menstrual.

Vale lembrar que esse cálculo é uma média algumas mulheres podem ovular um pouco antes ou depois da data prevista e assim o período fértil se modifica.

Alguns sinais no corpo da mulher também indicam uma maior proximidade da data da ovulação como: aumento da sensibilidade mamária, umidade vaginal, presença de corrimento em clara de ovo (transparente e elástico) e uma leve dor embaixo ventre próximo a região onde se localizam os ovários, nas porções inferior esquerda ou direita do abdômen.

Para mais informações consulte o seu médico ginecologista ou médico de família.