Apenas um remédio de verme pode ser usado para acabar com os piolhos (pediculose), esse medicamento é a ivermectina.
Os demais remédios para verme, como o albendazol, o metronidazol, entre outros, não têm evidência de que sejam eficazes no combate aos piolhos.
A ivermectina é um antiparasitário de amplo espectro, que também atua contra piolhos. Pode ser usada em crianças com mais de 15 kg. No entanto, o uso da ivermectina requer orientação e prescrição médica.
Qual o melhor tratamento para piolhos?
A ivermectina não é a melhor opção de tratamento para a pediculose, geralmente os médicos preferem tratar através do uso de loções ou cremes aplicados diretamente no couro cabeludo.
As loções tópicas costumam ser bastante eficazes, se aplicadas corretamente, e apresentam menor risco. Uma das melhores opções de tratamento costuma ser a solução de permetrina.
A permetrina causa paralisia e morte dos piolhos, sendo bastante eficaz no combate a esses parasitas. Como é usada em loção tem baixa absorção sistêmica, portanto, é um medicamento sem grandes riscos à saúde.
Entre as outras opções de tratamento para os piolhos, tem-se:
- Loções ou cremes tópicos pediculicidas: permetrina, ivermectina, dimeticona, entre outros.
- Tratamento oral: ivermectina.
- Métodos físicos: remoção dos piolhos e lêndeas com pentes de dentes finos. Geralmente o pente de dentes finos não é suficiente para acabar com todos os piolhos definitivamente, sendo necessário combinar o seu uso com outro método.
Tratamentos caseiros como o uso de vaselina, azeites, óleos vegetais, maionese ou pomadas para o cabelo não são eficazes, porque não são letais para o piolho.
A solução de vinagre e água é o único método caseiro realmente eficaz contra as lêndeas, mas também sozinhas não é suficiente para combater os piolhos, sendo necessário o uso de alguma outra loção pediculicida.
Como aplicar a loção de permetrina?
- Primeiramente deve-se lavar os cabelos normalmente com champô normal, não se pode aplicar condicionador.
- Deve-se então secar bem os cabelos, com ajuda de uma toalha.
- Com os cabelos secos aplicam-se a loção de permetrina por toda a extensão dos fios. Aplicar bem no couro cabeludo e na região da nuca e atrás das orelhas.
- Deixar a loção de permetrina agir por 10 minutos.
- Enxaguar com água abundante até sair toda a loção.
- Aplicar o pente fino para retirada das lêndeas. Para facilitar a retirada das lêndeas deve-se aplicar uma solução de vinagre e água (proporção de 1:1) nos cabelos, essa mistura pode ser usada no dia a seguir a aplicação da permetrina.
- Repetir a aplicação da loção de permetrina após 9 dias.
Outras medidas muito importantes que impedem a propagação dos piolhos são:
- Lavar e trocar toda a roupa de cama e toalhas usadas nos últimos dois dias;
- Pentes e escovas também devem ser lavados e deixados de molho em água quente por até 10 minutos;
- Qualquer acessório para cabelo como tiaras, elásticos e adereços também devem ser lavados e higienizados.
Saiba mais em: Qual é o melhor tratamento para acabar com piolhos?
Para mais informações entre em contato com o seu médico de família ou pediatra.