Perguntar
Fechar

Qual é o melhor tratamento para acabar com piolhos?

O tratamento para acabar com piolhos normalmente é feito com o mesmos medicamentos tópicos usados para tratar a escabiose, popularmente conhecida como “sarna”. Os familiares e as pessoas que têm contato direto com o indivíduo que tem piolhos também devem ser tratadas. Cortar ou rapar o cabelo raramente é necessário.

Um bom tratamento caseiro para acabar com o piolho é aplicar uma solução de vinagre e água na cabeça, deixar atuar por um tempo, lavar a seguir com xampu antipiolho e passar o secador de cabelo bem quente nos cabelos.

Para preparar a solução, basta misturar meio copo de vinagre e 1 copo de água. Depois, espalhe bem o produto pelo cabelo e enrole uma toalha na cabeça ou coloque uma touca de banho. Deixe atuar por 30 minutos e lave a cabeça com o xampu antipiolho indicado pelo médico dermatologista. Aplique também condicionador para ajudar a desembaraçar os fios.

Depois, seque o cabelo com o secador bem quente e retire as lêndeas e os piolhos com a ajuda de um pente fino. Não esprema os piolhos e as lêndeas após retirá-los da cabeça. Jogue-os num recipiente com vinagre.

Esse tratamento é eficaz contra os piolhos porque o ácido acético do vinagre deixa os piolhos atordoados, facilitando a remoção. O secador de cabelo, se for passado bem próximo à cabeça, pode atingir temperaturas suficientemente elevadas para matar os piolhos e esturricar as lêndeas.

As lêndeas são os ovos do animal e precisam ser retiradas para acabar definitivamente com a proliferação dos piolhos. Para removê-las, é preciso escorregá-las até o fim do fio de cabelo.

Outra medida importante para acabar com piolhos e lêndeas é lavar as roupas de cama e banho com água quente, fervendo as toalhas, os lençóis e as fronhas ou utilizando o programa de água quente da máquina de lavar.

Para prevenir o aparecimento de piolhos, deve-se evitar compartilhar roupas, toalhas e acessórios de cabelo, além de evitar o contato direto com pessoas infectadas.