Perguntar
Fechar

Tenho dores de cabeça, tonturas e apagões o que pode ser?

Tenho muitas dores de cabeça, tonturas e apagões pode ser o que? Que médico devo procurar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Dores de cabeça, tontura e apagões, são sintomas que podem representar diversas doenças físicas e também algumas emocionais, sendo assim, para iniciar a investigação e definir a causa do seu problema, deve procurar um médico clínico geral ou um neurologista.

Os problemas cardiovasculares representam as causas mais frequentes para essas queixas, e podemos citar como as principais: o Pico hipertensivo, "Entupimento" das artérias carótidas e Hipotensão postural.

O pico hipertensivo, ou seja, o aumento súbito da pressão arterial, leva a uma redução do fluxo cerebral, resultando nesses sintomas. Pode ser decorrente do uso incorreto das medicações, ou mesmo, o atraso no diagnóstico de hipertensão arterial.

O "entupimento" das artérias carótidas, se caracteriza pela obstrução do fluxo devido ao acúmulo de gordura nesses vasos, e por ser a principal artéria nutridora do cérebro, quando o fluxo está obstruído, mesmo que parcialmente, diminui o aporte de sangue e oxigênio para esse órgão, resultando nos sintomas descritos.

A hipotensão postural, se caracteriza por uma diminuição da pressão arterial de maneira abrupta, reduzindo o volume de sangue para o cérebro, devido a ação da gravidade, e com menor fluxo sanguíneo cerebral, como as situação acima, acaba por ocasionar esses sintomas.

Saiba mais no link: O que é hipotensão arterial e quais os sintomas?

Entretanto, outras situações podem causar esses mesmos sintomas, como Gravidez, Enxaqueca, Epilepsia, Sinusite, Labirintite, Vertigem Paroxística Posicional Benigna (VPPB), Desidratação, Jejum prolongado (hipoglicemia), Crise de ansiedade, Crise de pânico, e muitas outras.

Portanto, dependendo da sua história clínica e exame físico, caberá ao médico elaborar as hipóteses diagnósticas, pedir os exames complementares e dar as devidas orientações, para cada caso.

Leia também: Qual o tratamento e prevenção para hipertensão arterial?