Uso de anti-inflamatórios aumentam a pressão?

Sou hipertenso em tratamento com losartana e metoprolol, se eu usar anti-inflamatórios minha pressão vai aumentar?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, pode aumentar. Os anti-inflamatórios aumentam a pressão quando usados de forma excessiva por longos períodos, além disso, podem inclusive reduzir o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos.

Os anti-inflamatórios são medicamentos que agem na inibição das prostaglandinas, que são substâncias que temos naturalmente em nosso organismo e agem em diferentes processos, como indução da dor e resposta inflamatória, febre, menstruação, controle da pressão arterial e proteção gástrica.

Alguns anti-inflamatórios utilizados comumente são o ibuprofeno, diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, naproxeno, entre outros.

Atualmente, recomenda-se que os anti-inflamatórios sejam usados pelo menor tempo possível, na dose mais baixa, e apenas quando forem prescritos pelo médico. Isto porque, são remédios que podem levar a uma série de problemas e efeitos quando usados de forma indiscriminada por longos períodos como por exemplo, aumento do risco de gastrite, úlcera, insuficiência renal e sangramentos.

Caso precise fazer uso de anti-inflamatórios consulte sempre o seu médico de família ou clínico geral.

Também podem lhe interessar:

Quem tem pressão alta pode tomar nimesulida?

Quem tem pressão alta pode tomar café?