A morfina tem efeitos colaterais?
Sim, o uso de morfina pode provocar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são: tontura, vertigem, sonolência, náuseas, vômitos e aumento da transpiração. Os efeitos colaterais do sulfato de morfina vão depender de cada pessoa e de acordo com a dosagem da medicação.
Os maiores riscos do uso de morfina são a ocorrência de depressão respiratória e circulatória, com parada respiratória, choque e parada cardíaca.
Outras reações adversas da morfina:
⇒ Efeitos colaterais da morfina no sistema nervoso central: euforia, desconforto, fraqueza, dor de cabeça, insônia, agitação, desorientação e distúrbios visuais.
⇒ Efeitos colaterais da morfina no aparelho digestivo: boca seca, falta de apetite, prisão de ventre e espasmos biliares.
⇒ Efeitos colaterais da morfina no sistema cardiovascular: vermelhidão no rosto, diminuição ou aumento da frequência cardíaca e desmaio.
⇒ Efeitos colaterais da morfina no sistema genital e urinário: retenção urinária, aumento do número de micções, diminuição da libido e impotência.
⇒ Efeitos colaterais da morfina relacionados com alergias: coceira, urticária, erupções cutâneas, inchaço e, raramente, urticária hemorrágica.
Por conta da possibilidade desses efeitos colaterais, é aconselhável não dirigir e não realizar atividades que prendam muito a atenção da pessoa e necessite um nível de alerta mais elevado para executar tal ação.
O que é morfina?
A morfina (sulfato de morfina pentaidratado) é um poderoso analgésico usado para aliviar dores agudas intensas ou dores crônicas. Usada adequadamente, segundo a orientação médica, ela não causa dependência.
O sulfato de morfina atua sobre o sistema nervoso central e outros órgãos do corpo, sendo o seu principal efeito o alívio de dores fortes.
Quanto tempo a morfina demora para fazer efeito?
Após a ingestão da morfina, o seu efeito começa a ser sentido após 1 a 2 horas. A duração do seu efeito analgésico varia entre 4 e 5 horas.
Na presença de algum efeito colateral, entre em contato com o/a médico/a que receitou a morfina para possíveis adequações na dosagem, introdução de outros componentes na dieta ou uso de medicações adicionais.