Pergunte ao Médico
Como Funciona

A pílula do dia seguinte pode alterar resultado do beta-hcg?

Ola, menstruei dia 05/09/2011 tive relação com meu marido do dia 11 ao dia 17. Apenas no dia 17/09 fiz uso da pílula do dia seguinte, voltamos a ter relação novamente dia 22 em diante sem uso de proteção. No dia 28/09 fiz um bhcg, o resultado inferior a 25. Estou sentindo um pouco de cólica, meus seios estão doloridos, sinto uma alteração constante de humor. Gostaria de saber se o uso da pílula do dia seguinte pode alterar o resultado do beta? Já trabalhei em laboratório de análise e ouvia muitos comentários de exames falso negativo. Por favor me esclareça essa dúvida.
fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Não.

Os hormônios presentes na pílula do dia seguinte não interferem no resultado do Beta-hCG.

Portanto, quando o resultado é positivo, isso se deve à presença de gestação ou algumas patologias, como a doença trofoblástica gestacional.

Publicidade

A pílula do dia seguinte é eficaz quando usada até no máximo 72 horas após uma relação sexual desprotegida. Porém, como toda medicação, ela apresenta uma porcentagem de falha que pode variar de 2 a 3% dos casos. 

Como a pílula do dia seguinte não é abortiva, ela não impede a gravidez que já esteja efetivada.

Por todas essas condições, algumas mulheres que fizeram uso da pílula do dia seguinte podem engravidar e apresentar o resultado do Beta-hCG positivo.

Leia também:

A pílula do dia seguinte faz efeito depois de 2 dias?

A pílula do dia seguinte é uma medicação anticoncepcional de emergência. Caso você deseja utilizar métodos anticoncepcionais de longo prazo, procure um/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral para escolherem juntamente com você o método mais adequado no seu caso.