Perguntar
Fechar

A pílula do dia seguinte serve para quantas relações?

Tomei a pílula do dia seguinte, quanto tempo estarei protegida? Para quantas relações serve a pílula?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A pílula do dia seguinte serve para todas as relações até 5 dias antes do dia em que foi tomada. Entretanto, possui maior eficácia sobre as relações que acontecem até 24 horas antes do seu uso.

É importante ressaltar que a pílula do dia seguinte não serve para nenhuma relação após ter sido tomada. Por isso, se houver uma relação sexual desprotegida no mesmo dia ou nos dias seguintes após ter tomado a pílula, existe risco de gravidez.

Quanto mais próxima foi a relação do momento em que se toma a pílula, maior a proteção. Pelo contrário, se a relação sexual desprotegida faz mais tempo, menor a proteção da pílula e maior o risco de engravidar.

Caso tenha tomado a pílula do dia seguinte, mas ainda tenha dúvidas sobre se está grávida ou não realize um teste de gravidez 3 semanas após a relação sexual desprotegida.

Também pode ser do seu interesse:

Referências:

Departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisa (SRP) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Escola Bloomberg de Saúde Pública/Centro de Programas de Comunicação (CPC) da Universidade Johns Hopkins, Projeto INFO. Planejamento Familiar: Um Manual Global para Prestadores de Serviços de Saúde. Baltimore e Genebra: CPC e OMS.