Açaí realmente faz bem para a saúde?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. O açaí traz diversos benefícios à saúde. Isso porque tem propriedades nutricionais, terapêuticas e alta capacidade antioxidante. É um fruto característico de uma espécie de palmeira, da região Norte do Brasil.

Estes antioxidantes, da classe dos flavonoides, ajudam a prevenir o envelhecimento das células e dos órgãos. Além disso, é rico em vitamina E, cálcio, magnésio, potássio e ácido oleico.

Açaí na Tigela
Creme de açaí sem adição de açúcar é uma forma saudável de consumir esta fruta.

10 benefícios do açaí para a saúde

1. Antioxidante

O corante que dá a cor arroxeada ao açaí é a antocianina. Esta substância está presente em todos os alimentos de cor roxa, como nas uvas, e participa do efeito antioxidante desses alimentos.

Estes antioxidantes são constituídos por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que ajudam a combater os radicais livres produzidos pelo nosso organismo. Quando em excesso, os radicais livres podem causar danos às células, acelerando o envelhecimento, ou modificando a estrutura celular, com o risco de torná-las células cancerígenas.

Assim, a ação antioxidante do açaí pode prevenir tanto o envelhecimento das células e dos órgãos, como evitar o surgimento de células cancerígenas.

2. Redução do colesterol e ajuda a prevenir doenças cardíacas

A antocianina e o ácido oleico (ômega 9), um ácido graxo essencial presentes no açaí, ajudam na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentam os valores de colesterol bom (HDL). Estas substâncias auxiliam a evitar a formação de placas de gordura que provocam o entupimento das veias, prevenindo doenças cardíacas.

3. Protege contra a hipertensão

O ácido linoleico (ou ômega 6), é um ácido graxo essencial presente no açaí, que promove a redução do LDL (colesterol ruim), previne a elevação da pressão arterial (hipertensão arterial) e auxilia na redução de glicose.

4. Fortalece os ossos

O açaí é muito rico em cálcio, um mineral fundamental na formação dos dentes e ossos. É muito indicado para a crianças em função da constituição dos dentes. Quando consumido diariamente e em quantidade recomendada auxilia na prevenção de osteoporose.

5. Auxilia a combater a insônia

O açaí possui vitamina B e outros nutrientes que melhoram a qualidade do sono, nos casos de insônia primária. O fruto facilita a comunicação entre as células cerebrais, possibilita a redução do estresse e propicia o bem estar mental e físico.

6. Melhora o funcionamento dos intestinos

Por ser um alimento rico em fibras, o açaí favorece o funcionamento dos intestinos. A ingestão regular de fibras por meio da alimentação, ajuda na manutenção da saúde de todo o sistema intestinal e até mesmo a reduzir o risco de alguns tipos de câncer.

7. Fonte de Energia

Por causa da alta concentração de carboidratos, o açaí é muito consumido por atletas. São os carboidratos as substâncias responsáveis pela produção de energia necessária ao bom funcionamento do corpo e essencial para o desenvolvimento de esportes. Rico também em vitaminas do complexo B, também importantes na produção de energia, estas vitaminas estimulam o apetite, melhoram o funcionamento dos músculos, do coração e do sistema nervoso.

8. Estimula o apetite

A vitamina B1 é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, ajuda na regulação do metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Desta forma, o açaí é importante na produção de energia para o organismo e na manutenção e estímulo do apetite.

9. Auxilia no processo de emagrecimento

O açaí é rico em vitamina E que favorece o emagrecimento e possui substâncias que reduzem o colesterol, fibras que ajudam a manter a sensação de saciedade, limpam e mantêm a regularidade do funcionamento intestinal. Associado à atividade física regular, pode promover a perda de peso.

10. Possibilita a constituição muscular

O teor de proteínas do açaí é bastante alto. Assemelha-se à concentração de proteína do ovo. As proteínas são moléculas importantes na constituição dos aminoácidos que são fundamentais para a formação dos músculos. Têm função também relevante na produção de anticorpos, responsáveis pelas defesas do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.

O açaí engorda: verdade ou mito?

A quantidade de carboidratos em 100 gr de fruta in natura não é considerada elevada, pois a quantidade de fibras e boas gorduras ajudam a reduzir o índice glicêmico do açaí. Isto faz com que ele produza menor pico de insulina e não se transforme facilmente em açúcar. O importante é consumir sem adicionar açúcares, especialmente o xarope de guaraná.

Calorias da fruta in natura (100 gr)

Calorias (100 gr) 60 Kcal
Proteínas 0,8 gr
Gorduras 4 gr
Carboidratos 6,5 gr
Fibras 2,6 gr

Como consumir o açaí de forma saudável?

  • Polpa congelada (in natura);
  • Suco;
  • Creme;
  • Bebida energética.

Para que o consumo de açaí seja saudável e não se torne calórico, não adoce com xarope de guaraná, mel e outros açúcares. Além dos açúcares, adicionar granola fará com que o alimento se torne muito calórico.

Cuidados que você precisa ter

  • Observe a procedência do açaí. Para o consumo seguro é necessário encontrar no produto, o selo de garantia da ANVISA - Ministério da Saúde, pois fora de condições adequadas, o açaí pode transmitir Doença de Chagas.
  • Como é uma fruta com valor nutricional altamente energético e contém elevada concentração de gorduras, carboidratos e proteínas, é um alimento calórico. Por isto deve ser consumido moderadamente e sem açúcares.
  • Os pacientes diabéticos devem consumir açaí somente sob orientação nutricional ou médica, em função do alto teor de glicose presente no fruto.