Acordei com um caroço logo abaixo da mandíbula...

Acordei com um caroço logo abaixo da mandíbula, lado esquerdo. Não dói, não incomoda, não atrapalha a deglutição, é mais estético. Ontem isso não existia e surgiu durante a noite. O que pode ser? Que médico procuro?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Um caroço ou nódulo abaixo da mandíbula pode representar diversas patologias, sendo a mais comum, um linfonodo aumentado, conhecido popularmente como "íngua".

Procure um médico clínico geral ou médico de família para uma avaliação inicial e diagnóstico correto.

O que são linfonodos aumentados?

O pescoço é uma região que concentra grande quantidade de linfonodos, essas estruturas fazem parte do sistema linfático, uma espécie de "filtro" do organismo. Armazenando as células residuais e limpando o sangue. Por isso, na presença de qualquer sinal de inflamação ou infecção, a cadeia de linfonodos mais próxima reage aumentando de tamanho, com objetivo de aumentar a filtração e auxiliar os anticorpos a combater os germes ou substâncias nocivas encontradas.

Enquanto os linfonodos estão aumentados de tamanho podemos palpá-los facilmente, especialmente na região do pescoço, axilas e virilhas, depois retornam aos seus tamanhos iniciais.

Algumas vezes, esses linfonodos aumentam tantas vezes de tamanho, que não retornam mais ao seu volume inicial, permanecendo um pouco aumentados, por isso palpáveis para sempre, sem que represente um problema.

Outras causas de caroço no pescoço

Outras causas possíveis são: lipoma (acúmulo de gordura), cistos dermoides, tumor de mandíbula, aumento de uma das glândulas submandibulares, ainda, abscesso dentário ou outros problemas dentários, resquício embrionário e aumento da glândula tireoide.

Saiba mais sobre o assunto no link: Caroço no pescoço, o que pode ser?