Perguntar
Fechar

Caroço na nuca: o que pode ser?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Caroço na nuca pode ser sinal de Linfonodo (gânglio linfático) aumentado. Isso pode ocorrer devido a infecções ou inflamações próximas ao pescoço, como alergias, amigdalite, mononucleose infecciosa ("doença do beijo"), otite, problemas dentários ou mesmo em quadros de virose ou gripe.

Na verdade, o aumento deste linfonodo, também conhecido por íngua, significa que o nosso corpo está reagindo a algum agente agressor, está reagindo a alguma infecção ou algo que não está adequado para o nosso organismo.

Quando o caroço na nuca é um câncer, o nódulo geralmente é mais bem visualizado, endurecido, pode estar aderido a estruturas mais profundas, não causa dor ou vermelhidão e ainda surgem sinais e sintomas que chamamos de sistêmicos, por atingir outras partes do corpo, como emagrecimento, dificuldade de se alimentar, engasgos entre outros. E nesses casos um médico deve ser imediatamente procurado para avaliação detalhada.

Porém, o caroço na nuca também pode ser um lipoma, que nada mais é do que um tumor benigno formado por gordura. Nesses casos, o nódulo normalmente tem uma consistência mais firme que a de um linfonodo, e por ser uma lesão benigna, o lipoma não precisa ser retirado, exceto por razões estéticas.

Outra causa para caroço na nuca é resquício do período embrionário. A lesão é benigna e a retirada é feita por motivos estéticos ou quando há inflamações recorrentes no local.

Por fim, Contraturas musculares, de músculos posteriores do pescoço, também podem resultar em caroços na nuca. Nesses casos, o tratamento pode ser feito com relaxantes musculares, compressa morna no local e fisioterapia.

Se o caroço na nuca permanecer por mais de uma a duas semanas, um médico clínico geral ou médico de família deve ser consultado para uma melhor avaliação.

Também pode lhe interessar:

Tenho os linfonodos cervicais aumentados. O que pode ser?

Caroço na cabeça: o que pode ser?

Caroço no pescoço, o que pode ser?

Tenho um caroço na virilha. O que pode ser?