Caso o problema tenha começado após o uso do medicamento, pode sim ser a causa, apesar da ansiedade, por si só, ser uma das causas mais comuns de impotência sexual atualmente.
A impotência sexual é definida como a dificuldade em conseguir ou manter uma ereção adequada para se ter uma relação sexual satisfatória.
As causas mais comuns de impotência são:
- Distúrbios de humor, como ansiedade e depressão;
- Estresse;
- Idade;
- Doenças físicas, como hipertensão e diabetes mal controladas, entre outras;
- Cirurgias;
- Tabagismo;
- Abuso de álcool;
- Uso de medicamentos.
Sabendo que a maioria dos casos de impotência tem origem em fatores orgânicos e psicológicos associados.
Os principais fatores de risco relacionados com a impotência sexual incluem diabetes, hipertensão arterial, arritmia cardíaca, aterosclerose, doenças coronárias, renais e neurológicas, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, doenças da próstata, depressão e idade.
Há ainda outras condições que podem causar dificuldade de ereção, como a doença de Peyronie (pênis curvado), diminuição dos níveis de testosterona, hiperplasia benigna da próstata e tratamento do câncer de próstata.
Cerca de 50% dos homens com diabetes e aproximadamente 40% daqueles que têm doenças cardiovasculares apresentam algum grau de impotência.
A idade é outro importante fator para a impotência sexual. Cerca de metade dos homens com mais de 40 anos podem ter algum grau de dificuldade de ereção.
Entre os homens mais jovens, a impotência sexual tem como principal causa fatores psicológicos.
Se o problema da impotência persistir, não pare o uso do medicamento por conta própria! Volte ao médico que o prescreveu para uma reavaliação, esclarecimentos e ajuste do tratamento.
Pode lhe interessar também: