Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

"ausência de conteúdo na cavidade uterina" significa?

Olá, "ausência de conteúdo na cavidade uterina" significa que não há gravidez?
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Provavelmente. Se a gestação for inferior a 5 semanas pode dar esse mesmo resultado mesmo estando grávida, isto porque o saco gestacional pode não ser adequadamente visualizado até esse período. O diagnóstico de gravidez nessa situação confirma-se pela realização do exame beta HCG que é positivo na presença de uma gravidez.

O embrião costuma aparecer por volta da 5 semana de gestação, mas pode demorar até mais duas semanas para aparecer claramente no ultrassom. Após esse período é esperado que o exame mostre o saco gestacional e o embrião.

Por isso idealmente deve-se realizar o primeiro ultrassom após esse período por volta da 11ª semana de gestação,assim tem-se a certeza de que o caso gestacional e o embrião já serão devidamente visualizados.

Caso a cavidade uterina se mantenha vazia mesmo na vigência do beta HCG positivo o médico irá avaliar outras possibilidades em que o saco gestacional não é implantado na cavidade uterina, como ocorre na gravidez ectópica.

Gravidez ectópica

A gestação ectópica corresponde a implantação do saco gestacional fora da cavidade uterina. Um dos lugares mais comuns de implantação do embrião fora da cavidade uterina é nas tubas uterinas (trompas de Falópio), mas também é possível a implantação em outras estruturas como ovário, colo do útero ou mesmo abdômen, nessa última situação tem-se a gravidez ectópica gestacional.

A gravidez ectópica não é viável a longo prazo, embora possa ocorrer o algum desenvolvimento do embrião ele não mantém-se no decorrer do tempo, podendo ocasionar sangramentos, dores abdominais ou mesmo ruptura das trompas em algumas situações.

O tratamento da gravidez ectópica é através de medicamento, como metotrexato, ou cirurgia e varia conforme cada caso.

Consulte o seu médico de família ou obstetra para mais informações.

Também pode interessar:

Ausência de sinais de gestação maior ou igual há 5 semanas, o que significa?

O que significa prova de Cotté positiva?

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?