Exame positivo e no Ultrassom nada, estou grávida?

Minha última mestruação foi dia 1, fiz um Beta hcg há 1 semana e deu positivo. Fiz uma Ultrassonografia ontem, não apareceu o saco gestacional, fiquei preocupada. Isso é normal ou será que não estou grávida?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O saco gestacional não aparece nas 5 primeiras semanas da gravidez, pois ainda é muito pequeno.

Quando a mulher faz o ultrassom transvaginal nas primeiras 5 semanas de gestação, o ultrassom pode não ser capaz de detectar o saco gestacional. Porém, com exame de beta-hCG positivo, é bem provável que você esteja grávida.

O hormônio beta-hCG pode ser detectado no sangue ou na urina da mulher após a implantação do ovo (a união do espermatozoide com o óvulo) no útero. Essa implantação geralmente ocorre 7 dias após a fecundação. Por isso, o hormônio beta-hCG pode ser detectado no sangue ou na urina da mulher grávida antes do aparecimento do saco gestacional no Ultrassom. Isso pode explicar o resultado positivo do beta-hCG e o resultado negativo do Ultrassom.

O ultrassom transvaginal é capaz de detectar a presença de gestação a partir da 5º semana. Nessa fase, é possível detectar o saco gestacional que contém o embrião de apenas 5 ou 6 mm. Exames realizados antes desse período pode não revelar a gestação inicial.

O 1º ultrassom da gravidez é feito entre a 5ª e a 8ª semana de gestação. O exame serve para analisar o número de embriões, onde a gravidez está localizada (no útero ou fora dele, como nas trompas) e o tempo de gravidez.

Quais são os sintomas de gravidez?

Um dos primeiros sinais de suspeita de gravidez é a ausência de menstruação no período esperado pela mulher, observando um atraso menstrual de 1 ou mais semanas. Nesse início da gravidez outros sinais podem ser observados como náusea, aumento da sensibilidade nas mamas, cansaço e aumento da frequência urinária.

Caso você apresente um resultado positivo do beta-hCG, procure um serviço de saúde para uma avaliação mais detalhada.

Além disso, leia também:

Na ultrassom transvaginal se estiver gravida aparece?