Perguntar
Fechar

O que significa ausência de gestação maior ou igual 5 semanas?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Significa que não foi visualizada gravidez com esse período. Existem algumas causas, como por exemplo uma gravidez ectópica.

O exame deve ser levado para o médico que o solicitou o quanto antes, para uma avaliação, exclusão de outras causas, e se tratando de gravidez ectópica, o tratamento deve ser em caráter de urgência.

Outra situação, é a gestação estar em estágio tão inicial, antes de 5 semanas, que não é mesmo possível ser evidenciada ainda pelo exame de ultrassonografia. Nesse caso o exame deve ser repetido após pelo menos 6 semanas.

Gravidez ectópica

A gravidez ou gestação ectópica se caracteriza pela implantação do óvulo fecundado, fora do útero. O local aonde mais acontece esse fenômeno, é a trompa. Por diversos fatores, a gestação ectópica não é incomum, e pode evoluir com graves complicações.

Por isso, na suspeita de uma gestação ectópica, é fundamental que procure um atendimento médico de urgência.

Sintomas de gravidez ectópica

Os sintomas mais comuns são, o atraso menstrual, cólica abdominais, sangramento vaginal. Pode ainda apresentar manifestações comuns da gravidez, como aumento da sensibilidade das mamas, náuseas, aumento do apetite, sonolência e aumento da frequência urinária.

Nos casos complicados, pode apresentar febre, sangramento de grande monta, dor incapacitante e perda da consciência, com elevado risco de morte.

Diagnóstico de gravidez ectópica

O diagnóstico é baseado na história da paciente, sinais, sintomas e exame clínico. Porém a confirmação será através do exame de imagem - ultrassonografia.

Tratamento

O tratamento varia de caso a caso. Como infelizmente, na maioria das vezes a gestação não progride, devido a sua implantação estar em local não preparado para nutrição e desenvolvimento do embrião, pode ser necessário cirurgia de urgência.

Porém, cada caso deve ser avaliado de maneira individualizada.

Pode lhe interessar também: O que é gravidez ectópica e quais os seus sintomas?