Azia na gestação: como evitar e aliviar os sintomas
Os sintomas de azia e má digestão são comuns durante a gravidez. A ação hormonal da progesterona e o crescimento do útero podem dificultar a digestão e aumentar o risco de refluxo gastroesofágico.
Por isso, gestantes podem queixar-se de queimação, dor esofágica, ou sensação de estufamento após as refeições, com frequência.
Os sintomas podem piorar nos últimos meses da gestação, após 27 semanas, quando o bebê cresce e o útero exerce maior pressão sobre o estômago.
Como evitar crises de azia durante a gravidez?
Alguns cuidados podem ser tomados para evitar o aparecimento da azia após as refeições.
1. Comer de forma fracionada
É importante fazer pequenas refeições distribuídas ao longo do dia, ao invés de poucas em grande quantidade. Comer muito de uma única vez distende o estômago e torna a digestão mais demorada, o que favorece os sintomas de azia.
2. Comer saudável
Evite gorduras, alimentos apimentados e condimentados. Esses alimentos podem piorar os sintomas de azia e má digestão. Prefira alimentos leves, como frutas, legumes e vegetais.
3. Evitar o álcool
O álcool também ocasiona um maior relaxamento da musculatura do esôfago e estômago, favorecendo o refluxo e a azia, portanto, não consuma álcool.
4. Esperar uma hora antes deitar
Não se deite imediatamente após as refeições, a posição deitada pode dificultar o esvaziamento gástrico, favorecendo sintomas de desconforto abdominal e azia. Portanto, aguarde até 2 horas após as refeições para deitar-se.
O que fazer para aliviar a azia na gestação?
Caso mesmo com as medidas de prevenção você ainda tenha crises de azia, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar o desconforto da sensação de queimação.
1. Beber água gelada
A água gelada alivia a azia. Se notar que vai começar a sentir este sintoma beba um copo de água fria ou gelada imediatamente.
2. Usar Hidróxido de alumínio ou magnésio
O hidróxido de alumínio e o hidróxido de magnésio são substâncias alcalinas, que aliviam os sintomas de desconforto gástrico, azia e má digestão. Em gestantes são substâncias seguras, não implicando em riscos para a mãe e o bebê.
Deve-se tomar uma colher de sopa após as principais refeições e ao deitar, ou conforme orientação médica.
3. Consulte um médico
Caso a azia persista mesmo com as medidas descritas acima, consulte um médico para uma avaliação.
Alguns medicamentos como omeprazol, pantoprazol e ranitidina, podem aliviar os sintomas da azia, que não é controlada de forma satisfatória com as medidas anteriores. No entanto, o seu uso deve ser realizado apenas sob orientação e supervisão médica.
Para mais informações sobre a azia na gestação consulte o seu médico de família ou obstetra.
Também pode ser do seu interesse:
Dor no estômago na gravidez é normal?
Quais remédios posso tomar na gravidez?
O que fazer para aliviar a azia?
Referências bibliográficas
1. Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. PEQUENOS DISTÚRBIOS DA GRAVIDEZ.
2. Richter JE. Review article: the management of heartburn in pregnancy. Aliment Pharmacol Ther. 2005 Nov 1;22(9):749-57.
3. Phupong V. Hanprasertpong T. Intervenções para azia na gravidez. Cochrane Systematic Review - Intervention. 2015