Raramente. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, seria preciso mais de 15 litros de água por dia para sobrecarregar um rim saudável. Por isso, na grande maioria das vezes, beber muita água não faz mal, faz bem à saúde.
A água é a substância mais importante para o bom funcionamento do organismo. No entanto, em determinadas situações, como nos casos de cardiopatia grave ou insuficiência renal, beber muita água pode causar sobrecarga para esses órgãos e complicações graves.
Portanto, existem formas de saber exatamente quantos litros de água por dia cada pessoa precisa beber, de acordo com a sua saúde, peso, idade e hábitos de vida.
Como saber quantos litros de água devo beber por dia?
Segundo a sociedade brasileira de nefrologia e a OMS (organização mundial de saúde), existem diferentes mecanismos para definir a quantidade ideal de água por dia para cada pessoa.
Em princípio, para indivíduos saudáveis, o mecanismo da sede, guiado pelo sistema nervoso central, é suficiente para indicar a quantidade necessária de água a ser ingerida diariamente. Sentiu sede, deve beber água.
Outra medida simples e eficaz, é de acordo com o peso da pessoa. Uma pessoa saudável deve beber em média 30 ml de água por quilo de peso, por dia. Por exemplo, um adulto sem problemas cardíacos ou renais, com peso de 70 kg deve beber 2,1 litros de água por dia (70 x 30 = 210 ml).
Para uma mulher saudável de 58 kg, a conta é de 58 x 30 = 174 ml (1,7 litros) de água por dia.
Para um cálculo mais específico, porém mais complexo de avaliação, a base do é feita de acordo com o volume de água perdido nas 24h, mensurado pela urina diária.
Calcula-se 500 ml + o volume diário de urina. Então se uma pessoa urina 300 ml por dia, deve tomar 800 ml de água por dia (500 + 300).
Nas situações relacionadas à atividade esportiva, o médico especialista em medicina do esporte é o profissional indicado para orientar a reposição de líquidos.
Quais os problemas que o excesso de água pode causar?
O excesso de água no organismo pode causar a redução da quantidade de sódio e potássio no sangue, por diluição e acúmulo desse líquido. Essas alterações levam ao quadro clínico de: náuseas, vômitos, cãibras, dor de cabeça, fadiga, confusão mental e, em casos mais graves, convulsões, edema agudo do pulmão e risco de morte.
Quais são os benefícios da água?
A água exerce diversas funções no organismo, tais como:
⇒ Promove boa circulação sanguínea;
⇒ Participa da formação e transporte de hormônios, enzimas e células do sangue;
⇒ Atua como solvente, ajudando a dissolver substâncias e promover reações químicas;
⇒ Lubrifica as articulações;
⇒ Atua na regulação da temperatura corporal;
⇒ É essencial para a digestão, quebra e absorção dos nutrientes, promovendo um bom funcionamento intestinal.
Para maiores esclarecimentos, converse com o médico de família ou clínico geral, que poderão orientar-lhe sobre a necessidade de ingestão de água diária.
Leia também: É verdade que devemos beber 2 litros de água por dia?
Referência:
SBN - Sociedade Brasileira de Nefrologia