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Beber muita água faz mal?

Sim, beber muita água pode fazer mal à saúde. O excesso de água pode promover uma diluição dos eletrólitos no sangue, principalmente sódio e potássio, com consequente redução das suas concentrações sanguíneas.

A diminuição da concentração desses sais no sangue causa distúrbios como a hiponatremia (falta de sódio) e hipopotassemia (falta de potássio). Essas alterações podem causar náuseas, vômitos, câimbras, dor de cabeça, fadiga, confusão mental e, em casos mais graves, convulsões, edema agudo do pulmão e morte.

Tomar água

Hiponatremia

A hiponatremia surge quando os rins, que regulam o volume de água e a quantidade de sais no corpo, não conseguem filtrar adequadamente o sangue pelo excesso de água. Um rim saudável pode filtrar até 1 litro de água por hora. Quando os volumes são superiores a 3 ou 4 litros por hora, o risco de hiponatremia é maior.

Como consequência, o sangue fica literalmente “encharcado” e a água, que é atraída para onde há mais sais, acaba por entrar nas células. Nos casos mais graves de hiponatremia, pode mesmo haver uma intoxicação por água.

Algumas pessoas sofrem de uma doença psiquiátrica chamada potomania, que caracteriza-se pela mania de beber água. Esses indivíduos podem tomar mais de 20 litros de água por dia e necessitam de tratamento para conseguir parar com o "vício".

Pessoas que praticam maratonas também podem desenvolver hiponatremia devido à elevada perda de sais durante a prova. Se a hidratação for feita apenas com água, os níveis de sódio no sangue podem ficar muito baixos.

Além de beber água em excesso, a hiponatremia também pode ocorrer pelo uso de medicamentos e alterações do hormônio antidiurético, que regula o consumo de água.

Quantos litros de água devo beber por dia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um homem de 70 kg deve beber 2,5 litros de água por dia. Para uma mulher de 58 kg, a dose diária de água indicada é de 2,2 litros.

Porém, em princípio, para indivíduos jovens e saudáveis, o mecanismo da sede, guiado pelo sistema nervoso central, é suficiente para indicar a quantidade necessária de água a ser ingerida de modo a repor as perdas e manter uma hidratação adequada.

No entanto, durante a prática de exercícios físicos e outras situações do cotidiano, o volume necessário de líquidos a ser ingerido continua sendo alvo de discussões e estudos.

Nas situações relacionadas à atividade esportiva, o médico especialista em medicina do esporte é o profissional indicado para orientar a reposição de líquidos.

Quais são os benefícios da água?

A água exerce diversas funções no organismo, tais como:

⇒ Transporta nutrientes e elimina toxinas e restos de processos metabólicos;
⇒ Transporta hormônios, enzimas e células do sangue;
⇒ Atua como solvente, ajudando a dissolver substâncias e promover reações químicas;
⇒ Lubrifica as articulações;
⇒ Atua na regulação da temperatura corporal;
⇒ É essencial para a digestão, a absorção e a assimilação de nutrientes, bem como para a os processos de excreção.

O clínico geral pode orientar sobre a necessidade de ingestão de água diária.