Bolhas na garganta: o que pode ser?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Bolhas na garganta podem ser sinal de infecção, geralmente causada por vírus. São as chamadas anginas vesiculosas. A angina é uma inflamação na garganta, enquanto que o termo "vesiculosa" refere-se às vesículas, que são as "bolhas" que surgem no início da infecção.

As anginas vesiculosas atingem a faringe e a mucosa oral. As bolhas podem ser múltiplas e disseminadas. Na garganta, as vesículas podem se romper facilmente e formar feridas pouco profundas, recobertas por um líquido espesso e esbranquiçado.

Um dos causadores das anginas vesiculosas é o vírus herpes simplex tipo 1, responsável pelo herpes labial. Nesses casos, o líquido no interior das bolhas é viscoso e as vesículas podem surgir em ambos os lados da garganta.

Quando o líquido é transparente e as bolhas surgem em apenas um lado da garganta, podendo atingir inclusive a mucosa da boca, é provável que seja um caso de herpes zoster, também conhecido como "zona" ou "cobreiro".

Saiba mais em: O que é cobreiro e quais os sintomas?

Outra causa de bolhas na garganta é a herpangina, uma infecção viral causada pelos vírus coxsackie A, coxsackie B e echovírus. A doença provoca bolhas no fundo da garganta que atingem o céu da boca, a úvula ("campainha") e os pilares amigdalianos. Quando se rompem, as vesículas deixam feridas esbranquiçadas espalhadas pela garganta.

A herpangina é comum em crianças, sobretudo no verão. Os sintomas podem incluir, além das vesículas, febre, dor de cabeça, perda de apetite, dor ou dificuldade para engolir e vômitos. A doença normalmente resolve-se espontaneamente em 5 a 10 dias. O tratamento visa apenas aliviar os sintomas, com medicamentos para dor e febre, além de hidratação oral.

Leia também: Herpangina: o que é, quais os sintomas e qual é o tratamento?

Em caso de bolhas na garganta, consulte um médico otorrinolaringologista para receber um diagnóstico adequado.

Também podem ser do seu interesse:

Bolha na gengiva: o que pode ser e o que fazer?

Bolhas na boca, quais as causas?

Bolhas no corpo: o que pode ser?